Cofen e Sobeca discutem regulamentação da Enfermagem canábica no Brasil

Parceria busca regulamentar atuação dos enfermeiros na área da cannabis medicinal, promovendo cuidados integrativos e individualizados

Publicada em 10/01/2025

capa

Imagem Ilustrativa: Canva Pro

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Sociedade Brasileira de Enfermagem Canábica (Sobeca) avançaram nas tratativas sobre a regulamentação da Enfermagem canábica no Brasil. As informações foram divulgadas pelo site do Cofen e destacam o encontro realizado na sede da autarquia, onde a presidente da Sobeca, Suzyanne Araújo, apresentou um panorama global da especialidade e reforçou a relevância da regulamentação para consolidar a atuação dos profissionais na área.

“Estamos animados com a consolidação dessa parceria entre Sobeca e Cofen, pois a Enfermagem é imprescindível para o uso da cannabis para fins medicinais e terapêuticos”, destacou Suzyanne.

 

Enfermagem e cannabis: uma abordagem integrativa

 

O conselheiro federal James Francisco ressaltou que a regulamentação da especialidade fortalece a profissão e amplia as possibilidades de cuidado aos pacientes. “A Enfermagem canábica proporciona um cuidado holístico e personalizado, promovendo bem-estar e qualidade de vida para pacientes com necessidades específicas”, afirmou.

Manoel Neri, presidente do Cofen, também destacou a importância de avançar na regulamentação. “Essa especialidade tem potencial para promover cuidados integrativos e individualizados que beneficiam os pacientes e a sociedade como um todo”, disse.

 

Grupo de Trabalho Técnico vai elaborar proposta de regulamentação

 

Como encaminhamento prático, foi aprovada a criação de um Grupo de Trabalho Técnico (GT), composto por cinco enfermeiros especializados em diferentes áreas da Enfermagem canábica. O objetivo é aprofundar estudos e elaborar uma minuta de regulamentação que será apresentada ao plenário do Cofen.