O que é "Comunicação Não Violenta" e como a cannabis pode melhorar a saúde mental

Encerrando a campanha Janeiro Branco, o Deusa Cast traz reflexões sobre saúde mental com a jornalista Izabella Camargo e a psiquiatra Juliana Sudário

Publicada em 31/01/2024

capa
Compartilhe:

No episódio dedicado à conscientização da saúde mental, o Deusa Cast apresentou um diálogo sobre os desafios enfrentados quando o ser humano tem o simples desejo de "pertencer" e por esse anseio ignora, até mesmo, o próprio bem-estar. Essa falta de respeito a si mesmo pode resultar em problemas que afetam a saúde mental.  

Os jornalistas Leandro Maia e João Negromonte conduziram a conversa, recebendo como convidadas Izabella Camargo, ex-apresentadora da TV Globo e Palestrante idealizadora do movimento pela Produtividade Sustentável, e a psiquiatra Juliana Sudário.

Clique aqui para assistir no Sechat Play 

Izabella compartilhou suas experiências pessoais como o Burnout, incentivando outros a buscarem respeito próprio e qualidade de vida. A jornalista destacou a importância de dizer "não" e os riscos associados a sempre dizer "sim". 

A psiquiatra Juliana Sudário enfatizou a necessidade de entender a história do paciente, especialmente quando considerando o uso medicinal da cannabis no tratamento de transtornos mentais.

O episódio explorou o tema da Comunicação Não Violenta, abordado por Izabella em seu livro "Dá um tempo!: como encontrar limite em um mundo sem limite". A autora alertou sobre os prejuízos de dizer "sim" quando essa decisão compromete o bem-estar pessoal. 

“Quando você diz sim para alguém e se coloca em risco, 'vai dar ruim'. Não se agrida para agradar ninguém’, diz Camargo. 

Juliana Sudário ressaltou a não resistência ao preconceito e convidou as pessoas a explorarem a prevenção e a compreensão de seus próprios limites.

“O médico precisa ensinar ao paciente que ele precisa aprender a sentir para não chegar ao cansaço que pode levar ao esgotamento que em alguns casos pode resultar no Burnout. A melhor maneira é a prevenção e saber qual é o limite?", explica.  

Durante o programa, Izabella conduziu dinâmicas, incluindo o "poder do abraço" e o "mistério da caixa de ovos". Os apresentadores foram surpreendidos ao perguntarem sobre o conteúdo da caixa, proporcionando uma experiência envolvente e reflexiva.