Estudo recria bar real e mostra que a cannabis faz beber menos
Estudo da Brown University simula ambiente de bar e mostra que o uso de cannabis reduz o consumo imediato de álcool entre participantes
Publicada em 03/12/2025

Pesquisa nos EUA observa menor ingestão de álcool entre usuários de cannabis | CanvaPro
Um estudo da Brown University, publicado no mês passado no American Journal of Psychiatry, simulou o ambiente de um bar com luz baixa e bebidas disponíveis para avaliar como o uso de cannabis afeta o consumo de álcool.
No experimento, 157 adultos que bebem pesado e usam cannabis ao menos duas vezes por semana fumaram cigarros contendo THC em diferentes concentrações: placebo (0,03 %), 3,1 % e 7,2 %. Em seguida, receberam a opção de consumir até oito doses pequenas de bebida alcoólica.
Os resultados mostraram que, comparados ao placebo, a cannabis reduziu o consumo de álcool: aproximadamente 19% a menos com 3,1 % de THC e cerca de 27% a menos com 7,2 % de THC.
Além disso, participantes relataram desejo imediato menor de beber e demoraram mais para tomar o primeiro copo após fumar cannabis.
Os autores afirmam que os dados se referem apenas aos efeitos imediatos e ressaltam que a cannabis pode apresentar riscos próprios. Eles acrescentam que, efetivamente, a cannabis tem sido usada como substância de substituição para outras adições, por ter menos riscos associados e, inclusive, alguns benefícios.
Com informações de CannaReporter.


