França define novas diretrizes para cannabis medicinal

Programa exclui flores in natura da regulamentação

Publicada em 13/03/2024

capa
Compartilhe:

O cenário da cannabis medicinal na França está passando por uma redefinição. Com a conclusão da fase experimental e a preparação para o lançamento oficial do programa em 2025, os franceses estão ansiosos para que a nova regulamentação seja de fato implementada. No entanto, uma atualização recente da Agência Nacional Francesa de Segurança de Medicamentos (ANSM) trouxe uma mudança relevante, pois, as flores de cannabis não farão parte do programa.

Iniciada em agosto de 2021, a experiência com cannabis medicinal na França está prestes a concluir, aceitando inscrições de pacientes até 26 de março de 2024. Durante este período, estudos realizados pela ANSM evidenciaram a eficácia do tratamento em diversas condições, mantendo um sistema de prescrição e distribuição seguro e operacional.

A ANSM anunciou que, juntamente com o encerramento das inscrições de pacientes, o acesso às flores de cannabis também será encerrado. Médicos prescritores foram instruídos a interromper gradualmente o tratamento com flores para seus pacientes, sem iniciar novos tratamentos com essa forma da substância.

Embora a Aurora Cannabis tenha sido a única empresa homologada para fornecer flores de cannabis durante a fase experimental, optou-se por não continuar o fornecimento gratuito após o término do programa.

Enquanto a França avança em direção à implementação oficial de seu programa de cannabis medicinal, outros países europeus estão adotando abordagens diversas em relação à cannabis. Recentemente, a Alemanha legalizou o uso adulto da planta, tornando-se o terceiro país europeu a fazê-lo, após Malta e Luxemburgo. Esse movimento está despertando interesse de empresas americanas de cannabis, que estão buscando expandir sua presença na Europa.

À medida que o cenário global da cannabis medicinal continua a evoluir, a França e outros países enfrentam o desafio de equilibrar o acesso à cannabis com as questões de segurança e regulamentação. Enquanto isso, o interesse e o investimento na indústria da cannabis continuam a crescer, prometendo um futuro dinâmico para a medicina e a economia.