GreenCare Pharma obtém anuência para condução do primeiro estudo clínico com extrato de Cannabis sativa

Resolução da Anvisa autoriza desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos com base na planta

Publicada em 04/01/2025

Capa do artigo

Imagem Ilustrativa: Canva Pro

A GreenCare Pharma recebeu anuências da ANVISA para os processos de condução de pesquisa clínica e dossiê de desenvolvimento medicamento fitoterápico. A partir de agora, a empresa poderá avançar no desenvolvimento do primeiro medicamento de extrato de cannabis do país. As anuências foram publicadas no Diário Oficial da União do último dia 30, ambas relacionadas a ensaios clínicos. A GreenCare Pharma está presente nas farmácias por meio da RDC 327/2019 que regulamenta a comercialização de produtos à base de cannabis no Brasil, permitindo que sejam disponibilizados em farmácias para tratamentos médicos com prescrição.

Os estudos autorizados envolvem um Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM) e pesquisas clínicas específicas para fitoterápicos. Com essa aprovação, a GreenCare Pharma avança no campo da pesquisa científica para explorar o potencial terapêutico da Cannabis sativa L., contribuindo para a expansão de opções terapêuticas no mercado brasileiro.

fabio furtado.jpeg
Fábio Furtado

Fábio Furtado, sócio e Diretor Comercial da GreenCare Pharma, destacou a relevância da aprovação: “Esta conquista é de todo o mercado e dos pacientes e, na minha visão, carrega um significado ainda maior:

1.    Estamos demonstrando nossa capacidade de executar e cumprir com todas as etapas exigidas pela ANVISA;

2.    Reafirmamos nossa posição como especialistas em produtos à base de canabinoides;

3.    E o mais importante: a GreenCare Pharma está trabalhando para trazer ao mercado uma solução terapêutica relevante, alinhada às evidências científicas já disponíveis atualmente. A expectativa é que o desenvolvimento deste novo medicamento de cannabis reforce ainda mais a credibilidade deste tratamento atendendo os pacientes que sofrem com condições que necessitam desta terapia."

“Estamos, de fato, desenvolvendo um novo medicamento de cannabis do zero”, finalizou. 

A Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Esta aprovação é essencial para promover a inovação e o acesso a tratamentos baseados em evidências científicas no Brasil.

A GreenCare Pharma está entre os três maiores players do mercado de cannabis medicinal no Brasil, de acordo com dados da Close-UP. A empresa anunciou que, em dezembro de 2024, registrou um crescimento de 68% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com esse desempenho expressivo, a GreenCare consolidou-se na segunda posição do mercado, com presença de seus produtos em mais de 5.000 pontos de venda espalhados pelo país.