Missão empresarial à Colômbia avança com visita técnica à Tarkus e foco em boas práticas farmacêuticas
Delegação brasileira visita instalações farmacêuticas na Colômbia e participa de mais de 40 reuniões de negócios para fortalecer parcerias e avançar nas discussões sobre a regulamentação do cultivo de cannabis
Publicada em 12/11/2025

Delegação brasileira participa de rodada de negócios na Colômbia, com mais de 40 reuniões entre empresas dos dois países para fortalecer parcerias no setor farmacêutico. | Divulgação
Dando sequência à programação da missão empresarial organizada pela Abiquifi, em parceria com a ApexBrasil, a delegação brasileira participou nesta terça-feira (11) de uma visita técnica à Tarkus, empresa colombiana referência na produção de derivados de cannabis com grau farmacêutico.
A atividade marcou o segundo dia da missão, que tem como objetivo aprofundar o intercâmbio técnico-regulatório entre Brasil e Colômbia, com foco no modelo colombiano de cultivo, extração e produção farmacêutica de insumos à base de cannabis.
Durante a visita, os participantes puderam acompanhar todas as etapas do processo produtivo, desde a extração do material vegetal até o envase do produto final, observando na prática os padrões exigidos para garantir qualidade, rastreabilidade e conformidade regulatória.

Segundo Carolina Sellani, Head de Assuntos Estratégicos da Abiquifi e coordenadora do Grupo de Trabalho de Cannabis, a experiência foi essencial para compreender a dinâmica entre os elos da cadeia produtiva.
“Foi super importante observar um processo produtivo grau farmacêutico desde a parte da extração até o envase do produto final”, destacou.
“A visita nos permitiu entender melhor como funciona essa conexão entre a empresa que compra o material vegetal e os cultivadores, identificando quais controles eles precisam garantir para serem fornecedores da indústria”, completou.
Sellani também ressaltou a relevância da visita para o amadurecimento técnico do setor brasileiro.
“É uma experiência muito rica, que mostra como as etapas produtivas e regulatórias se integram — desde o cultivo com finalidade farmacêutica até a produção em instalações validadas e regularizadas”, afirmou.
Participam da missão representantes da Anvisa, Embrapa, Conselho Federal de Química (CFQ) e BKIF, além de executivos de empresas como Aché, Biolab, Centro Flora, EaseLabs, Eurofarma, FarmaUSA e Vettiva.
Também na terça-feira (11), a missão promoveu rodadas de negócios com mais de 40 reuniões entre empresas brasileiras e colombianas, fortalecendo o intercâmbio comercial e a formação de novas parcerias estratégicas no setor farmacêutico.
Nos próximos dias, a delegação seguirá com reuniões institucionais e trocas técnicas, promovendo a aproximação entre autoridades e empresas dos dois países, com o objetivo de fortalecer o diálogo regulatório e construir referências sólidas para a regulamentação do cultivo de cannabis no Brasil.



