Por onde começar a empreender no setor da cannabis? 

Em algum momento você parou e se perguntou: o que falta para eu finalmente empreender com cannabis nesse país?

Publicada em 19/11/2023

Por onde começar a empreender no setor da cannabis? 

Por Danilo Lang

Para muitas pessoas, realmente ainda falta muito tempo, pois uma grande parcela ainda espera a legalização completa para então realizar seu sonho de empreender com cannabis em frentes que, por enquanto, ainda não podem existir. 

Mas por outro lado, há uma grande parcela de pessoas que querem começar o quanto antes, seja prestando serviços como freelancer ou abrindo um negócio conectado com o tema direta ou indiretamente, dentro das possibilidades legais

Mas como empreender em um setor com tantos desafios? 

Primeiro, empreender com cannabis é tão desafiador quanto em outros setores. Pode ser mais gostoso ou mais legal pelo tema, mas não se engane, empreender é empreender em qualquer lugar do mundo e com qualquer segmento. Sim, podem ter diferenças na legislação entre países, seja trabalhista ou regulatória, mas a gestão e o dia a dia para rodar uma empresa é bem parecida. 

Por exemplo, toda empresa precisa de: 

- Plano de negócios; 

- Planejamento de marketing e vendas; 

- Gestão de funcionários; 

- Comunicação com fornecedores; 

- Gestão de colaboradores; 

- Bom controle de caixa e pagamentos; 

- Realizar pagamentos; 

- Contratação de pessoas; 

- Relacionamento com clientes; 

- Fazer parcerias; 

- Estruturar um calendário de promoções; 

- Revisão de estratégias constantes, e muito mais! 

O ponto é: você realmente quer empreender com cannabis? Em caso positivo, saiba que não há glamour neste mercado, na verdade, há muitos desafios, dores de cabeça, problemas e metas mensais para você conseguir pagar as contas da operação. Aqui é pagar as contas mesmo, pois o lucro “vemos depois”, ok?  

A prioridade é parar em pé para respirar. Não me entenda mal, claro que o objetivo da operação é dar lucro e ter uma boa margem. Mas o ponto é, muitas vezes, ao empreender, quem dera se antes o problema fosse o tamanho do lucro no final do mês - geralmente a questão é se o dinheiro vai dar para pagar todas as contas ou não! Conhece alguém que tem empresa e passa por essa situação? 

Essa é uma grande realidade, principalmente no Brasil. O fato é que você pode quebrar sem planejamento e estratégia. É isso o que vemos historicamente no mercado, dentro e fora do setor da cannabis. Mas, afinal, uma vez que vou errar ao empreender neste mercado, o que fazer para minimizar os erros? A resposta é: saiba onde você está pisando. 

Abaixo deixo 3 dicas essenciais para quem pensa em empreender neste mercado verde: 

1. Crie algo que te inspire e te faça levantar da cama 

Possivelmente você já ouviu isso e é verdade. A partir do momento em que você faz a conversão de Trabalho para Propósito, a realização vem mais fácil. Mais importante que cruzar a linha de chegada lá na frente, é aproveitar a jornada até a linha de chegada. Agora me diga, você realmente vai empreender com cannabis fazendo algo que “gosta mais ou menos”? Já vimos o quanto dá trabalho em empreender, então que tal empreender com algo que realmente vale a pena levantar da cama todos os dias? 

2. Faça seu planejamento e execute 

Planejado não é executado. Lembre-se de agir, ficar apenas no planejamento não adianta. Quantas vezes você já se pegou pensando por muito tempo em uma ideia, e quando viu, a ideia foi implementada por outra pessoa? Planejar muito não adianta, claro que em alguns casos, um planejamento maior pode ser mais adequado. O ponto é, se planeje, mas entenda o momento para a ação. Não espere o momento ideal. O momento ideal possivelmente é agora. Você não precisa criar uma empresa para então validar sua ideia. Valide sua ideia para então criar sua empresa no setor da cannabis e economizar recursos. 

3. Adapte-se para sobreviver 

Entenda que você pode executar algo que nem sempre é o que foi planejado lá atrás. Isso quer dizer 3 coisas: 

a) não adianta planejar e não executar; 

b) não adianta executar sem planejar; e 

c) execute sabendo que o plano pode e vai mudar. 

É fato que o que você sonhou para o seu negócio pode mudar, pois o mercado muda. Você vai se preparar e acompanhar essas mudanças ou idealizar um mercado que se adapta ao seu planejamento? Adapte-se rápido para sobreviver. 

Para finalizar, deixo algumas dicas para começar você que deseja começar a empreender com cannabis: 

- Estude o mercado; 

- Faça networking com quem já atua no setor; 

- Tenha informações e dados estratégicos do setor em mãos através de fontes confiáveis; 

- Compreenda quem já faz o que você faz e por que ninguém faz o que você quer fazer; 

- Questione suas ideias e peça feedbacks para ter um olhar de fora. 

Espero que essas dicas te ajudem na sua caminhada empreendedora neste oceano verde. 

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e não correspondem, necessariamente, à posição do Sechat.

Sobre o autor:

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.