Presidente da Câmara, Hugo Motta, recebe Ministro Paulo Teixeira para discutir avanços na cannabis medicinal

Reuniões em Brasília abordam votação do PL 399/2015, importância das associações de cannabis e impacto no Proagro

Publicada em 04/04/2025

Presidente da Câmara recebe Ministro Paulo Teixeira para discutir avanços na cannabis medicinal

Ministro Paulo Teixeira - Audiência com o Presidente da Câmara dos Deputados - Hugo Mota. Imagem: Albino Oliveira - Ascom MDA

Na quinta-feira (03), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu em seu gabinete o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir pautas relacionadas à cannabis medicinal.

Durante a conversa, Teixeira destacou a importância de colocar em votação o Projeto de Lei 399/2015, que propõe a regulamentação da comercialização de medicamentos com extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação.

Teixeira e Motta firmaram um compromisso: em maio, o presidente da Câmara deve receber representantes de associações brasileiras ligadas à cannabis medicinal, com foco na produção e acesso a tratamentos derivados da planta.

"A produção de fitoterápicos pela agricultura familiar é uma das matérias da nossa pasta", disse o ministro Paulo Teixeira em suas redes sociais.

Apoiadores da pauta em contato

 

Ainda na quinta-feira, o ministro se reuniu com o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri - autor do PL 399, quando exercia mandato como deputado federal. Ambos são defensores da pauta canábica.

Na audiência, discutiram os impactos das recentes mudanças nas regras do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), especialmente para a agricultura familiar no estado de Sergipe e em toda a região Nordeste.

 

Mais eventos canábicos

 

Como parte de sua agenda sobre cannabis, Teixeira participou, no dia anterior, de um evento no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). O encontro discutiu a importância da cannabis medicinal no tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Na ocasião, foi firmada uma parceria entre o sindicato e a Associação Terapêutica Flor da Vida, com o objetivo de ampliar o acesso dos associados ao tratamento com cannabis e oferecer novas opções de cuidado e qualidade de vida.