Regulamentação de medicamentos e emagrecimento, entenda a relação
Nutróloga explica como emagrecer com saúde e faz alerta para medicamentos que auxiliam na perda de peso
Publicada em 10/07/2024
Paula Vinha e Gabriel Polacow durante Deusa Cast #13/ Imagem: Gabriela Fernandes
No 13º episódio do Deusa Cast - o podcast original Sechat -, a médica especialista em nutrologia, Paula Vinha discutiu algumas questões controversas sobre a regulamentação e a aquisição de medicamentos usados para emagrecer rápido e “fácil”.
Segundo Vinha, enquanto a cannabis é classificada como um produto controlado, que precisa de prescrição médica rigorosa, produtos utilizados para emagrecimento, como ozempic, victoza e saxenda, são vendidos livremente nas farmácias.
“O ozempic é uma medicação muito nova, lançada em 2012. Não sabemos qual será o seu impacto após 50 anos de uso. O que sabemos é que ela é uma medicação muito perigosa que não deveria ser vendida sem receita médica”, comenta Vinha.
Então, como emagrecer?
Segundo a médica, não existem soluções milagrosas. “Para emagrecer precisamos de disciplina. Fazer atividade física regular, alimentação equilibrada e sono adequado”, ressalta Vinha, que logo em seguida expôs a importância da individualidade de cada ser humano, sendo sempre indicado o acompanhamento com um profissional da saúde.
Para a nutróloga, as pessoas que emagrecem apenas com a ajuda dos medicamentos, com certeza terão prejuízo para a saúde. “Vai perder massa magra, vai ficar fraco, doente e ainda ganha todo o peso de volta, uma hora ou outra”, finaliza Vinha.