Uso medicinal de MDMA e cogumelos mágicos são legalizados na Austrália

Segundo o órgão regulador do país, há evidências suficientes que comprovam os benefícios à saúde das substâncias

Publicada em 06/02/2023

capa

Por redação Sechat

O órgão regulador de drogas da Austrália anunciou na última sexta-feira (03) que as substâncias psicodélicas MDMA e psilocibina - mais comumente conhecidas como ecstasy e cogumelos mágicos - serão usadas em breve no tratamento de depressão e estresse pós-traumático.

Os psiquiatras poderão prescrever as duas substâncias a partir de julho, disse a Therapeutic Goods Administration depois de encontrar "evidências suficientes para benefícios potenciais em certos pacientes".

Os dois compostos são atualmente "substâncias proibidas" e só podem ser usadas em ensaios clínicos rigorosamente controlados.

O órgão regulador disse que eles foram considerados "relativamente seguros" quando administrados em um ambiente médico e forneceram um "estado alterado de consciência" que poderia ajudar os pacientes.

Mike Musker, pesquisador de saúde mental e prevenção do suicídio na University of South Australia, saudou a mudança como "muito esperada".

“Há muitas pessoas na comunidade com TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) e depressão, principalmente veteranos do exército e pessoas que trabalharam em serviços de emergência, onde as drogas psiquiátricas padrão não funcionaram e não oferecem alívio”, disse ele.

Musker revela ainda que as duas drogas "reduzem as inibições" e podem ajudar as pessoas a processar imagens e memórias difíceis.

Por enquanto, o uso de MDMA e psilocibina será limitado ao tratamento de depressão e estresse pós-traumático. Mas os defensores esperam um dia usá-los para dependência de álcool, transtorno obsessivo-compulsivo e distúrbios alimentares.