Cenário médico do conhecimento mais especializado à prescrição da cannabis será debatido no CBCM
Médicos brasileiros afirmam que o país precisa investir na educação dos profissionais da saúde para o avanço da medicina canábica.
Publicada em 15/04/2023

Por Tylla Lima
O número de pacientes que buscam tratamento de saúde com medicamentos à base de canabidiol avança no Brasil e no mundo, por consequência, aumenta a importância de se explorar mais o conhecimento sobre a prescrição dos fármacos derivados da cannabis. A medicina canábica que vem proporcionando mais qualidade de vida a milhares de pessoas será um dos focos do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM).
Não fique de fora do evento do ano clique aqui e faça a sua inscrição.
A médica clínica geral, Mariana Maciel, palestrante confirmada do CBCM, em conversa com o portal Sechat falou sobre o progresso das prescrições médicas de derivados da planta na saúde do país. “No Canadá, onde moro, o número total de profissionais de saúde associados a registros com um produtor licenciado pelo governo, em setembro de 2022, foi de 6.343. Aqui no Brasil, de acordo com relatório da Kaya Mind, até janeiro de 2023 cerca de 12.000 médicos já prescreveram ao menos uma vez a cannabis. Sendo uma média alta de novos profissionais por mês”, diz.
É por causa desse grande avanço que faz valer a importância da informação especializada aos profissionais da saúde. “Ainda com uma imensidão de médicos para atingir e educar, a situação está progredindo em passos rápidos em relação ao país onde moro. Mas, os desafios continuam sendo a ampliação do acesso e enquanto profissionais, encontrar cursos e produtos de qualidade”, explica a médica.

“Ainda com uma imensidão de médicos para atingir e educar, a situação [no Brasil] está progredindo em passos rápidos em relação ao país [Canadá] onde moro. Mas, os desafios continuam sendo a ampliação do acesso [a informação especializada] e enquanto profissionais, encontrar cursos e produtos de qualidade”
Mariana Maciel, médica clínico geral
Já o médico clínico geral, também palestrante confirmado do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, embora observe com bons olhos o aumento de prescrições médicas de derivados da cannabis no Brasil, afirma que ainda estamos atrás de muitos países.
Entretanto, Grieco concorda que a chave do avanço é o conhecimento. “O maior desafio sobre o assunto é a educação médica continuada, crucial para o avanço da medicina canábica no Brasil. Os fatos, as pesquisas, estão aí para propagar a importância mundial da cannabis medicinal. Chega de fake news!”, completa.
"O maior desafio sobre o assunto é a educação médica continuada, crucial para o avanço da medicina canábica no Brasil. Os fatos, as pesquisas, estão aí para propagar a importância mundial da cannabis medicinal. Chega de fake news!"
Mario Grieco, médico clínico geral

Clique e saiba mais:
Você também pode fazer a sua inscrição gratuita para participar da maior feira científica e profissional do setor no Brasil e na América Latina. O evento deve receber mais de 8 mil pessoas.
O CBCM é direcionado para médicos, dentistas, veterinários, profissionais da saúde, investidores, empresários, pesquisadores, juristas e agentes do setor.
Se você é um profissional das áreas citadas acima, faça agora a sua inscrição e compre o seu ingresso.
O congresso será realizado em dois auditórios montados dentro da Medical Cannabis Fair, a principal feira sobre cannabis medicinal da América Latina exclusiva para médicos e profissionais do setor, com entrada gratuita. Este evento se trata de uma feira científica e profissional exclusiva para médicos, dentistas, veterinários, profissionais da saúde, investidores e agentes do setor.
Saiba mais: www.congressocannabis.com.br e www.medicalcannabisfair.com.br