<strong>O poder da cannabis medicinal em transformar vidas</strong>
A crescente procura pela medicina canabinoide é explicada pela a difusão do conhecimento e bem como a mudança que proporciona na vida dos pacientes e também dos profissionais que se dedicam a estudá-la
Publicada em 25/03/2023
Por Daniele Tondolo
A cada dia temos novos desafios seja na vida pessoal, familiar, profissional que carregam sua importância para nosso crescimento. Nós mesmos nos desafiarmos também faz parte da vida; buscar o novo, o que nos motiva e nos move para nossa melhor versão. Embora não seja fácil, enfrentar os desafios é recompensador. O estudo da cannabis foi minha grande motivação dos últimos anos. No momento frágil da pandemia eu decidi estudar, ocupar meu tempo com algo que me estimulava a ter esperança no futuro. Buscar conhecimento, vencer preconceitos e colocar em prática o aprendizado para que mais e mais pessoas se beneficiem do potencial terapêutico da planta; e tem sido um caminho muito bonito apesar dos entraves.
Em um mundo de tantas cobranças , o número de pacientes com ansiedade, depressão e insônia aumenta vertiginosamente. Poder estudar e ajudar no processo de cura e equilíbrio é uma dádiva. E não é exagero, apenas sinto que essa é uma missão que temos quando nos tornamos médicos. Enxergar verdadeiramente o paciente, validar suas queixas e pesquisar, sempre, e muito, para oferecer o melhor tratamento além de toda atenção que merece.
Daniele Tondolo é especializada em anestesiologia e pós-graduada em cannabis medicinal e já prescreveu para mais de 150 pacientes.
Cada vez mais estudos mostram como os derivados da cannabis podem auxiliar no controle dessas patologias e os resultados da prática clínica são inegáveis. E as mensagens motivadoras dos pacientes evidenciam que este é o caminho certo. A maioria dos relatos inclui “minha vida é outra”, “me sinto outra pessoa”, “voltei a viver bem”, “não sei mais o que é tomar várias medicações”.
A medicina canabinóide é muito abrangente e pode auxiliar em diversas enfermidades, controlando sintomas diversos.
Gabriel Leão, 31 anos, portador da Síndrome de Tourett (diagnosticada há mais de 20 anos) utilizou várias medicações alopáticas, em altas doses, sem controle sintomático e com muitos efeitos adversos. Quando fizemos a primeira consulta, além dos tiques característicos da síndrome, apresentava dores decorrentes, ansiedade, insônia e déficit de atenção que, em conjunto, estavam prejudicando sua atividade laboral e seu convívio em sociedade.
Logo nas duas primeiras semanas o resultado foi surpreendente com o uso de um óleo full spectrum e controle sintomático expressivo. Atualmente já chegou na dose de manutenção e segue colhendo os benefícios da planta. Retomou suas atividades e melhorou sua qualidade de vida. A cada conversa só aumenta a satisfação.
É preciso seguir, ainda que tenhamos um longo caminho a ser trilhado, pesquisas a serem feitas, estudos clínicos a serem realizados. Muitas barreiras já foram quebradas, mas ainda faltam tantas outras. Aos colegas que estão juntos nessa caminhada, sigamos firmes e comprometidos com o propósito de difundir conhecimento. Estamos construindo o momento presente para solidificar o futuro da cannabis medicinal. Vamos em frente.