Uso medicinal da cannabis é aprovado na Costa Rica!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Freepix/Allexxandar)

Por João R. Negromonte

Após revisão e aprovação da nova versão do projeto pela Assembleia Legislativa do país no primeiro dia do mês de março, finalmente o Presidente Carlos Alvarado, assinou o Projeto de Lei que autoriza o acesso e o uso medicinal da cannabis, bem como sua produção e comercialização para fins industriais. No entanto, nem tudo são flores, pois o cultivo e a venda para o consumo adulto ainda permanece proibido.

Para os apoiadores da proposta, quem se beneficiará com essa decisão serão os cidadãos do país, que terão mais oportunidades de empregos e renda gerados pelo impulsionamento do setor agrícola. 

A nova lei faz com que a Costa Rica se junte a uma série de outros países na América Latina que já possuem uma legislação vigente sobre o uso medicinal da cannabis.

Atualmente, o único país que permite o uso adulto é o Uruguai, se tornando o primeiro país do mundo a legalizar todas suas aplicações em 2013.

Não foi tão fácil assim conseguir com que o projeto fosse aprovado. Em decisão anterior, o presidente Alvarado vetou a proposta que autorizava o cultivo e o consumo individual, argumentando que era preciso impor mais limites à regulamentação. Entretanto, a nova versão do projeto agradou o dirigente do país que chamou a decisão: “de grande benefício para a Costa Rica”.

Quem também ficou satisfeito com a nova lei foram os pacientes, que terão o acesso facilitado a esses medicamentos. Alguns inclusive foram até o Twitter agradecer a Zoila Rosa Volio, legisladora por trás do projeto, por apresentá-lo ao Congresso.

Enquanto isso, nós brasileiros assistimos todos os países da América Latina passarem à nossa frente na corrida da regulamentação, o que nos remete a aquela famosa pergunta: até quando?   

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese