Cannabis medicinal: processos de extração e autorizações de cultivo
A live desta terça (11), recebe os fundadores da associação de pacientes ACCURA, que desenvolveram um método de produção e cultivo de cannabis onde qualquer pessoa consegue produzir o óleo medicinal
Publicada em 11/07/2023

Por redação Sechat
A produção e extração de óleo à base de cannabis são atividades que enfrentam diversas dificuldades e exigem o cumprimento de compromissos essenciais. A obtenção desse óleo, rico em compostos como o CBD (cannabidiol) e THC (tetrahidrocanabinol), é um processo complexo e regulamentado que envolve aspectos técnicos e legais.
Em primeiro lugar, é importante respeitar as leis e regulamentações vigentes no país ou região onde ocorre a produção. A cannabis ainda é considerada ilegal em muitos lugares, enquanto em outros é permitido o uso medicinal e industrial, ou ambos. Portanto, é necessário compreender e aderir às leis específicas que regem a produção e extração de óleo de cannabis no local.
Além disso, a obtenção do óleo de cannabis requer investimentos significativos em infraestrutura e equipamentos adequados. Contudo, a Accura (Associação de Apoio e Pesquisa Cannabis Cura), sediada em São Paulo, criou um método próprio de cultivo e extração dos compostos da cannabis. Fundada em 2018, a ONG, que tem como objetivo apoiar e facilitar o acesso à terapia canábica e proporcionar melhor qualidade de vida e tratamento para seus pacientes, desenvolveu uma técnica que pode mudar a maneira que as pessoas fazem esse trabalho atualmente.
Assim, para sanar esta e outras dúvidas sobre processos de extração e autorizações de cultivo necessárias para a produção do óleo de cannabis para fins medicinais, os convidados da live desta terça (11) serão:
.

.
Felipe de Castro - Designer com experiência no desenvolvimento de marcas e produtos. Em 2016 criou a Grow inBox, marca de estufas domésticas, e desde então tem se dedicado à criação de ambientes de cultivo protegido. Atua na Accura projetando áreas de cultivo e no desenvolvimento de técnicas de extração de cannabis.
Ian Guedes - Coordenador geral e um dos fundadores da Accura. Administrador por natureza, o profissional com mais de 10 anos de experiência na direção de clínica médica, possui expertise em permacultura e terapia reikiana. Formado em nutrição e cultivo de plantas em ambientes protegidos pela EACEA - empresa especializada em projetos de cultivo protegido de média e alta produtividade - atualmente estuda recuperação biológica de solo pela Soil Food Web. Ele também é paciente medicinal de cannabis terapêutica, cultivador há mais de 12 anos e atua como consultor em cultivo para uso medicinal da planta.
Paula Zomignani - Formada em administração de empresas pela PUC-SP, atua com permacultura e terapia reikiana. Atualmente, é presidente da Accura e responsável pelo acolhimento de pacientes, gestão financeira e administrativa da associação.
Mais informações sobre a live
A live será mediada pelo repórter João Negromonte, que se dedica a pesquisa e desenvolvimento de temas como saúde, legislação e negócios, referentes às diversas aplicações e usos da cannabis.
Serviço
Live com Ian Guedes, Felipe de Castro e Paula Zomignami (Accura)
Apresentação: João R. Negromonte
Data: 11/07/23, às 19h, pelo perfil do Sechat no Instagram (@sechat_oficial).
Como enviar antecipadamente suas perguntas?
– Acesse as redes sociais do Sechat: