Primeiro Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide é inaugurado em Curitiba
Pacientes e médicos podem ter acesso às informações sobre tratamento e medicamentos à base de cannabis medicinal
Publicada em 14/06/2023
Por Redação Sechat com informações do Hospital Santa Casa de Curitiba
.
O primeiro Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide do país foi entregue esta semana em Curitiba, no Paraná. O Centro oferece acesso para pacientes e médicos sobre a prática do tratamento e medicamentos à base de cannabis medicinal.
.
O desenvolvimento do serviço, que inicialmente é particular, é destinado a qualquer pessoa do Brasil, e é uma parceria do Hospital Santa Casa de Curitiba com a startup Anna Medicina Endocanabinoide, que atua nos processos de aplicação da cannabis medicinal.
.
O provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Diamantino Prata de Carvalho, salienta que o espaço é mais uma das conquistas protagonizadas pela instituição que está sempre em busca do desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias para auxiliar pacientes. “A perseverança de um hospital inovador, moderno e humano fomenta a realização de nossos produtos e serviços como esse”, comenta.
.
Cannabis Medicinal
.
Estudos sugerem que o uso adequado de cannabis medicinal pode ajudar a aliviar a dor, melhorar a qualidade e a duração do sono e melhorar o apetite.
.
Nivia Pereira de Souza, Diretora Médica Corporativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, reforça a importância da cannabis medicinal para o tratamento de doenças crônicas, e que é uma questão de saúde pública. “Atualmente, contamos com estudos que comprovam a eficiência da cannabis medicinal para tratamento ou alívio de muitas condições médicas”, diz.
.
Nivia ressalta, ainda, que o Hospital Santa Casa de Curitiba assume o compromisso de promover e ampliar o desenvolvimento de pesquisas científicas que contribuam para o debate da regulamentação e comprovação de tratamentos que utilizam a cannabis medicinal.
.
Você pode ler também: Cannabis medicinal pode ser eficaz no tratamento da síndrome de Tourette
.
A cannabis medicinal pode ser eficaz no tratamento da síndrome de Tourette. Os resultados de um dos primeiros estudos clínicos robustos sobre o uso de cannabis medicinal no tratamento da síndrome de Tourette foram publicados, revelando avanços promissores. A síndrome de Tourette é caracterizada por tiques motores e vocais involuntários, sendo que ambos podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com essa síndrome.
.
Embora existam tratamentos para a síndrome de Tourette, como terapias comportamentais e medicamentos psiquiátricos, pesquisas sugerem que a cannabis medicinal pode ser uma alternativa eficaz. O estudo clínico, realizado na Austrália, tratou 22 pacientes com óleo de cannabis medicinal. Estes mostraram uma redução estatisticamente e clinicamente significativa nos tiques em menos de seis semanas.
.