Com aumento da demanda por Cannabis pela COVID-19, indústria está pronta para fusões e aquisições
As empresas lucrativas do setor estão procurando entrar em segmentos de nicho e expandir suas marcas
Publicada em 16/08/2020
Depois de aproximadamente um ano praticamente sem negócios sendo finalizados, as empresas de Cannabis se preparam para fusões e aquisições, à medida que avaliações realistas de ações e a perspectiva de legalização nos Estados Unidos atraem compradores para um setor que foi dizimado pelo excesso de abastecimento e outros problemas, segundo executivos e investidores.
As empresas lucrativas do setor estão procurando entrar em segmentos de nicho e expandir suas marcas, apostando que, após a eleição presidencial americana de novembro a Cannabis se torne legal nos Estados Unidos.
Os acordos de distribuição também podem ajudar as empresas a alcançar os consumidores que mostraram maior apetite por produtos de Cannabis desde o início da pandemia.
A Aphria Inc, uma das maiores produtoras do Canadá, está aberta para fazer compras se se for adicionada uma marca de consumo bem conhecida ao seu portfólio de bebidas ou se ajudar a empresa a superar a falta de produção de chocolate, disse o CEO Irwin Simon.
Já o Canopy Growth Corp, o maior produtor canadense de maconha em valor de mercado, tinha cerca de 2 bilhões de dólares canadenses em recursos para investimento no final de junho. O forte balanço patrimonial permite que ela busque aquisições e as atuais condições de mercado proporcionarão oportunidades frequentes, disse um porta-voz da empresa, que é apoiada pela fabricante de cerveja Corona Constellation Brands Inc.
Desde seu pico em agosto de 2018, na corrida para a legalização das ervas adultas no Canadá, o MJ ETF Cannabis Stock Index caiu 70%. As fusões e aquisições caíram 80% e o levantamento de capital despencou 70%, para US $ 2,71 bilhões em 31 de julho, de acordo com o rastreador de acordos de Cannabis da Viridian.
No entanto, como a demanda pela Cannabis aumentou na quarentena, os preços das ações se recuperaram, elevando as chances de que os fundos estejam disponíveis para alguns negócios.
"Haverá muitas das mesmas fontes de financiamento, mas todas serão muito cautelosas com os seus investimentos", disse Avis Bulbulyan, presidente-executivo da consultoria de Cannabis Siva Enterprises.
Negócios somente com ações seriam a tendência, mas empresas com recursos disponíveis também poderiam gastá-lo em sua expansão pós-eleitoral nos Estados Unidos, disseram à Reuters.
Scott Paterson, chefe da empresa de mídia Miraculo Inc, diz que uma vitória democrata colocaria imediatamente em movimento uma forte expansão para operadoras de vários estados. As ambições transfronteiriças dos produtores canadenses também dependem da legalização dos Estados Unidos, que é visto como uma defesa da base do candidato democrata Joe Biden.