Comércio internacional de produtos controlados é tema de webinário da Anvisa
O webinar acontece no próxima quinta-feira (17), às 15 horas, e abordará a importação e exportação de substâncias controladas, de acordo com a Portaria SVS/MS 344/1998
Publicada em 14/03/2022

Por Jacqueline Passos
Na próxima quinta-feira, 17 de março, às 15h, acontece um webinário virtual organizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O tema é o comércio internacional de produtos controlados, ou seja, substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, de acordo com a Portaria SVS/MS 344/1998 e suas atualizações. As listas de substâncias que devem ser abordadas são:
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
- Lista A1 - Lista das substâncias entorpecentes
- Lista A2 - Lista das substâncias entorpecentes de uso permitido somente em concentrações especiais
- Lista A3 - Lista das substâncias psicotrópicas
- Lista B1 - Lista das substâncias psicotrópicas
- Lista B2 - Lista das substâncias psicotrópicas Anorexígenas
- Lista C1 - Lista das outras substâncias sujeitas a controle especial
- Lista C2 - Lista das substâncias retinóicas
- Lista C3 - Lista das substâncias imunossupressoras
- Lista C4 - Lista das substâncias anti-retrovirais
- Lista C5 - Lista das substâncias anabolizantes
- Lista D1 - Lista de substâncias precursoras de entorpecentes e/ou psicotrópicos
- Lista D2 - Lista de insumos químicos utilizados como precursores para fabricação e síntese de entorpecentes e/ou psicotrópicos
- Lista E - Lista de plantas que podem originar substâncias
- Lista F1 - Lista das substâncias de uso proscrito no Brasil - Substâncias entorpecentes
- Lista F2 - Lista das substâncias de uso proscrito no Brasil - Substâncias psicotrópicas
- Lista F3 - Lista das substâncias de uso proscrito no Brasil - Outras substâncias
A cannabis, por exemplo, deve ser assunto do seminário, pois a planta figura a lista E. Já o THC, por seu efeito psicotrópico, figura a lista F2. Outras substâncias que já estão se tornando conhecidas pelo poder terapêutico, como cetamina e psilocibina, também devem ser pauta do evento.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
Além da importação e exportação destes produtos, na ocasião também serão lançados o painel público do NDS (National Drug Control System) e o manual para pesquisadores, sendo que, o primeiro é uma plataforma para consulta de informações sobre Autorizações de Importação e Exportação concedidas e o segundo um documento que contém orientações sobre o uso e a importação desses produtos sujeitos a controle especial.
O manual que será lançado também detalha os passos para a obtenção dos documentos necessários para a realização de pesquisas com produtos controlados, como a Autorização Especial Simplificada para Instituições de Ensino e Pesquisa (AEP), Autorização de Importação Específica (AIE), Autorização de Desembaraço Aduaneiro (ADA), Certificado de Não Objeção (CNI, do inglês Certificate of No Impediment), Licença de Importação (LI) e Balanço de Substâncias Psicoativas e outras sujeitas a controle especial (BSPO).
Atualmente, as pessoas físicas que desejam importar produtos à base de cannabis precisam de autorização da Agência, que vale por dois anos. A documentação, que segue os critérios da RDC nº 335/2020, é feita diretamente pelo site da Anvisa, de acordo com as instruções abaixo:
Para participar do evento, basta clicar no link, no dia e horário agendados. Não é necessário fazer cadastro prévio.
Serviço:
Data: 17/3 (quinta-feira) às 15h
Onde: Online via plataforma Teams (link)
O que: Webinar: Comércio internacional de produtos controlados – Lançamento do painel público do NDS e do manual para pesquisadores