Comissão da Cannabis na Câmara ouve farmacêutica que desenvolve CBD sintético
Na semana passada, Prati-Donaduzzi foi alvo de uma polêmica, quando foi revelado que a empresa tentou patentear o canabidiol
Publicada em 02/12/2019
A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre medicamentos formulados com Cannabis (PL 399/15) promove uma nova audiência pública nesta terça-feira (3) para debater a perspectiva do mercado de cannabis medicinal.
Entre os convidados, está o diretor-presidente do laboratório Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni. A farmacêutica paranaense está desenvolvendo um canabidiol sintético, projeto que conta com o apoio do ministro da Cidadania, Osmar Terra.
Na semana passada, a empresa foi alvo de uma polêmica, quando foi revelado que tentou patentear o canabidiol, uma fórmula conhecida há mais de 40 anos. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial negou o pedido, mas ainda cabe recurso.
Além de Maffissoni, também foram convidados:
- Ex-diretor da Anvisa e especialista em regulação sanitária e economia da saúde Ivo Bucaresky
- Fundadora e diretora-executiva da empresa Indeov, Camila Teixeira
- Diretor-executivo da empresa VerdeMed, José Bacelar
- Fundadora e diretora-executiva da plataforma Dr. Cannabis, Viviane Sedola
O deputado Luciano Ducci (PSB-PR), um dos que pediu a realização do debate, lembra que a Anvisa tem cadastrados, desde 2015, 7.786 pacientes e 12.918 pedidos de importação de medicamentos à base de Cannabis.
"Ano a ano, a agência registra aumento no número de pedidos, o que demonstra que o interesse e a prescrição destes medicamentos também estão em alta", diz ele, apontando que o problema está no alto preço desses remédios importados.
Também solicitaram a realização da audiência pública os deputados Alexandre Padilha (PT-SP), Marcelo Calero (Cidadania-RJ) e Bacelar (Pode-BA).
O evento será realizado às 14 horas em plenário a ser definido e será transmitido pela internet. Acompanhe pelo portal Sechat.
Veja como foram as reuniões anteriores