Como a liberação da maconha impacta venda de sorvete, álcool e camisinha

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(Foto: Unsplash)

Há décadas, pesquisadores têm mapeado efeitos diversos da liberação da maconha em estados americanos, onde foi possível perceber recentemente, por exemplo, tanto um consumo menor de álcool e camisinha quanto um aumento das vendas de alimentos ultra-processados.

“Identificamos que maconha e junk food são complementares, ou seja, a venda de guloseimas cresce com a legalização dessa droga”, destacou Michele Baggio, um dos autores do artigo e professor do departamento de Economia da Universidade de Connecticut, à BBC News Brasil

Segundo o autor, logo após a liberação do uso recreativo de maconha houve um aumento de 3,1% no consumo de sorvete, 4,1% de biscoitos e 5,3% de salgadinhos. A análise se baseia nas vendas registradas em lojas varejistas entre 2006 e 2016.

Ele também ressalta que esse estudo foi feito com base em informações concretas de consumo, e não em respostas que entrevistados de uma determinada amostra dá por meio de questionários e entrevistas.

Os pesquisadores compararam dados estatísticos de condados localizados nas divisas de Estados que liberaram o consumo de maconha com outros localizados nos vizinhos proíbem a substância. O objetivo foi evitar que outras variáveis pudessem influenciar os resultados dos estudos, que levaram em conta também recessos estudantis, sazonalidade e aumento da população.

Tanto que uma série de estudos científicos apontou que o THC (tetrahidrocanabinol), componente ativo da maconha, atua na região do cérebro responsável pelo apetite, e pode afetar a fome sentida, o olfato, o prazer em comer e a saciedade, por exemplo.

Enquanto isso, no Canadá, depois da legalização da maconha, o cenário desta planta sofreu uma explosão e se tornou um importante impulsionador do mercado global. Em junho de 2019, o Governo do Canadá anunciou emendas aos regulamentos sobre cannabis, os quais estabeleciam regras que regem a produção legal e a venda da erva e extratos.

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