Quando a tecnologia se torna aliada: IA detecta intoxicação por cannabis 

Estudo utiliza Inteligência Artificial para prever o consumo de cannabis com base em dados biométricos recolhidos por sensores de smartphones

Publicada em 16/10/2023

capa
Compartilhe:

Com o avanço constante da inteligência artificial, uma nova e intrigante aplicação surge no horizonte: a capacidade de detectar a intoxicação por cannabis por meio de dados coletados por sensores de smartphones.  

Pesquisadores do Stevens Institute of Technology, nos EUA, realizaram um estudo inovador, analisando informações de usuários de cannabis e não usuários para desenvolver um modelo de IA que pode prever a intoxicação com notável precisão. 

“Essa tecnologia promissora pode ter implicações importantes, como a capacidade de intervir de forma preventiva, sugerindo alternativas seguras, como serviços de transporte compartilhado, quando um usuário está sob a influência da substância”, destaca a professora do instituto e colaboradora do estudo, Sang Won Bae. 

A magia por trás desse sistema reside na análise de uma variedade de dados sensoriais, como localização, tempo, ruído e movimento, que captam diferenças sutis nos comportamentos dos usuários de cannabis quando intoxicados.  

O resultado desse estudo aponta para uma precisão de até 90% na detecção da intoxicação, tornando-se uma ferramenta promissora para apoiar pessoas com deficiências físicas ou cognitivas. Apesar das limitações, como o tamanho da amostra e a subjetividade das autorreferências, essa inovação destaca o potencial da IA para promover comportamentos mais seguros e conscientes, ao mesmo tempo em que lança luz sobre novas formas de aproveitar o poder da tecnologia em nosso cotidiano.