LeBron James e seu gesto de fumar maconha no meio do jogo: um reflexo da nova NBA?
O curioso episódio gerou especulação e humor após cena inusitada em partida contra os Houston Rockets
Publicada em 11/12/2023
Por El Planteo
Uma onda de especulação e humor foi desencadeada quando o superastro do Los Angeles Lakers, LeBron James, fez um gesto brincalhão e deu uma tragada em um baseado imaginário depois de falhar em um jogo contra o Houston Rockets pela liga norte-americana de baquete, compartilhando o fato com seu companheiro de equipe Christian Wood.
Também ficou evidente que a NBA evoluiu em direção a uma maior aceitação da maconha, em linha com mudanças sociais mais amplas, como a recente legalização do uso adulto no estado natal de James, Ohio.
Ao colocar em um contexto histórico, é importante destacar as mudanças nas políticas da NBA em relação à cannabis. No final de março, a liga chegou a um acordo com a Associação Nacional de Jogadores de Basquete para acabar com os testes de maconha e as penalidades para seu uso. A mudança seguiu políticas semelhantes já em andamento no beisebol profissional, no hóquei e na NFL.
Neste contexto, a pantomima de James fumando maconha durante o jogo do último fim de semana, em que marcou 37 pontos, foi mais simbólica do que transcendental e não foi mencionada pela liga. Mas não foi o que os jornalistas perceberam.
A pouca polêmica que causou reflete uma mudança cultural, disse Jesse Washington do Andscape, lembrando os tempos em que atletas como Allen Iverson e Ricky Williams enfrentaram graves consequências pelo uso de maconha.
As ações de LeBron James significam uma nova era em que a maconha é cada vez mais normalizada nos esportes e na sociedade.
“Não importa que a maconha fosse imaginária, foi um momento cultural que marca a passagem da tocha nos Estados Unidos”, disse Washington.
LeBron James , conhecido por seu grande porte atlético e seu amor pelo vinho, não defende necessariamente o uso ou a legalização da maconha. Suas travessuras, diz Washington, tinham mais a ver com entretenimento e espírito de equipe do que com uma postura em relação à planta.
Além de LeBron James, vários ex-jogadores da NBA (como os membros do Hall of Fame Kareem Abdul-Jabbar, Allen Iverson, Kevin Durant, Al Harrington, Isiah Thomas e outros) discutiram abertamente seu uso de maconha e defenderam a legalização da cannabis para uso doméstico há anos.
“Comecei a fumar maconha na faculdade. Durante meu segundo ano”, já afirmou Iverson.
Agora um conhecedor de maconha, Iverson fez parceria com a Viola Brands, marca especializada em cannabis que possui uma linha de produtos e itens de maconha sob o nome The Iverson Collection.