Natal e o varejo no setor da cannabis: 10 caminhos para fechar o ano com ótimas vendas

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Especialista no assunto mercado de trabalho da cannabis, Danilo Lang traz sua visão empreendedora para ajudar profissionais deste setor. (Foto: Arquivo)

Por Danilo Lang*

Você ainda não sabe o que fazer para impulsionar suas vendas e garantir um bom faturamento para a sua operação canábica?

Pare de esperar a concorrência lançar sua campanha para só então lançar a sua!

Se você atua no setor da cannabis no Brasil ou tem uma empresa direta ou indiretamente conectada com esse ecossistema, aproveite o Natal para impulsionar suas vendas e gerar muitos leads para o próximo ano.

Confira abaixo um compilado com 10 dicas gerais do que fazer no seu site para começar a estruturar sua campanha para este ano:

1. Tenha um site simples e leve para navegar



Revise o processo de compra na sua loja online, otimize as etapas até concluir o pedido e tempo de carregamento das páginas. Quanto mais leve o site, melhor! Lembre-se que a maior parte do seu acesso tende a ser por dispositivos móveis. Vale mesmo manter aquela foto enorme de 2mb na home?

2. Garanta com que seus produtos sejam vendedores e auto-explicativos

  • Revise a descrição dos seus produtos
  • Adicionar fotos e vídeos
  • Informe o preço, opções de pagamento e frete
  • Dê dicas de cuidados e usos 
  • Informe as medidas do produto
  • Deixe claro o tempo de entrega
  • Procure dar descontos e informar Valor DE XXX PARA XX , deixando claro o desconto oferecido e que o produto em questão está em promoção

3. Faça um marketing atrativo

De nada adianta otimizar seu site e loja virtual se você não investiu em mídia paga e outras maneiras para aparecer muito mais neste período. Elabore (ainda em tempo) uma campanha e coloque para rodar. Pense em todos os principais canais de aquisição de clientes e foque nos que você já conhece e dão maior retorno.

4. Divulgação

Continuando o tema anterior, comece sua campanha o quanto antes para que o seu público já entenda que vem novidade por aí. Neste momento você precisa pescar a atenção do seu cliente. Pense no que você pode fazer de melhor para isso.

5. Crie promoções por tempo limitado ou para os X primeiros clientes até o Natal

Inove e pense em maneiras para criar escassez, o que tende a impulsionar as vendas. Desde o início das campanhas, comece a educar o público em relação às promoções e ofertas para esta época!


6. Ofereça um brinde ou recompensa para compras acima de determinado valor

O que você pode fazer para clientes que comprarem acima de R$ 100, R$ 200, R$ 500 ou até mais? Pense em faixas de preço e brindes e descontos para cada uma, isso ajuda a incentivar a compra na sua loja virtual e aumenta a percepção de vantagem para o cliente.

7. Ative a sua base de clientes

Coloque no seu planejamento a ativação dos leads (quem mostrou interesse mas ainda não comprou) e clientes da sua loja. Pense em peças de email marketing, posts, mensagens via WhatsApp, Telegram… Avise sua base de todas as promoções e produtos à venda! Sabe o que acontecerá se você não fizer? Seu concorrente fará por você!

8. Estude sua carteira de produtos e serviços e entenda onde você pode mexer no preço

Dê descontos e ofertas que façam sentido para o seu negócio. Estude seu estoque, o que precisa rotacionar e tudo aquilo que ficou parado ao longo do ano por algum motivo. De quais maneiras você pode criar promoções para aumentar a saída desses itens? E sempre lembre para quem você está vendendo. Faz sentido esse desconto para o meu cliente? Ficará de fato feliz?

9 Avalie todas as opções de frete, inclusive, ofereça Frete Grátis pelo menos para compras acima de X valor

Sim! Frete grátis! É Natal! O seu cliente espera por isso.

Avalie as opções de frete:

– Para todas as compras
– Compras acima de determinado valor
– Compras de determinada categoria

10. Pense em como aplicar gatilhos mentais para aumentar as taxas de conversão do seu site

Gatilhos são estratégias que você utiliza para, de alguma maneira, criar estímulos na cabeça do cliente para aumentar as vendas, por exemplo:

– Senso de urgência: só até dia 25/12
– Escassez: apenas 50 unidades em estoque
– Pertencimento: junte-se a um grupo seleto de pessoas que utilizam este produto
– Autoridade: o melhor do mercado
– Prova Social: mostre depoimentos de clientes
– Exclusividade: você só encontra aqui

Espero que essas dicas te ajudem a impulsionar as vendas de Natal deste ano!

Danilo Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e de responsabilidade de seus autores.

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