30 clínicas de cannabis medicinal incorporadas ao sistema de saúde pública argentina

É o primeiro sistema público do país a oferecer assessoria sobre o uso seguro de derivados vegetais

Publicada em 14/09/2023

capa

Por Redação Sechat com informações de El Planteo

O Ministério da Saúde de Santa Fé, na Argentina, iniciará a operação de 30 clínicas de cannabis medicinal em toda a província, sendo o primeiro sistema público do país a oferecer assessoria sobre o uso seguro de derivados vegetais.

11 dessas clínicas estarão localizadas na cidade de Rosário, em instalações como o Hospital Centenário, o Centro Geriátrico Provincial e vários centros de saúde locais. As clínicas fornecerão aconselhamento e apoio às pessoas interessadas em cannabis medicinal. Ressalta-se que eles não irão prescrevê-lo diretamente, mas poderão encaminhar os pacientes para consultas e ajudar no registro no registro de cannabis (Reprocann).

Para participar é necessário agendamento prévio e serão realizadas até quatro consultas semanais em cada centro. “É um lugar para tirar dúvidas sobre este assunto e seguir em frente ”, explicou a ministra da Saúde de Santa Fé, Sonia Martorano, ao La Capital.

As autoridades santafesinas vêm realizando há algum tempo uma série de ações para implementar essas clínicas, incluindo uma pesquisa para avaliar o interesse dos profissionais de saúde e a organização de um curso de formação. Esta pesquisa revelou que havia uma demanda crescente por profissionais, principalmente em Rosário, que buscavam aprender sobre a cannabis.

Por isso, o estado organizou um curso sobre ‘Introdução ao uso terapêutico da cannabis medicinal’, no qual participaram cerca de 600 pessoas. “De lá saíram muitos dos profissionais que vão atuar nos gabinetes”, comentou o ministro. Da mesma forma, Martoriano destacou que todos os moradores de Santa Fé que usam cannabis medicinal agora têm a possibilidade de serem aconselhados por “ profissionais de saúde dos centros de saúde pública da província e treinados pelo Ministério”.

A província de Santa Fé não se destaca apenas por possuir uma produção de óleo de cannabis medicinal que abastece todo o sistema público através do Laboratório Industrial Farmacêutico (LIF). Também se destaca por realizar pesquisas para avançar no desenvolvimento da indústria e em estudos clínicos com pacientes que utilizam cannabis medicinal para tratamento de diversas enfermidades.

Na verdade, nos primeiros dias de agosto, foi registrada a primeira variedade de semente de cannabis medicinal , chamada 'Aromito'. “Devemos investigar e continuar a esclarecer esta questão”, propôs o ministro Martorano.