Após cannabis sair da lista de narcóticos, 2º trimestre apresenta aumento de 44% em importações na Alemanha

A Alemanha tem cerca de 200 atacadistas importando e vendendo cannabis B2B para farmácias, diz CEO e cofundador da Bloomwell

Publicada em 13/08/2024

capa

Imagem: Banco de Fotos

O Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos da Alemanha (BfArM) publicou os números de importação de cannabis medicinal do segundo trimestre de 2024, primeiros dados concretos após a classificação da cannabis como uma substância não “narcótica” na Alemanha. 


Segundo os dados, o país importou 11.706 kg de flores secas de cannabis para fins médicos ou científicos no segundo trimestre. Esse número representa um aumento de 44% em relação ao primeiro trimestre (8.134 kg) e um aumento de 38% em relação ao quarto trimestre de 2023, que anteriormente detinha o recorde de maior volume de importações desde a legalização da cannabis medicinal em 2017. Comparando com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 51% em relação aos 7.758 kg importados no segundo trimestre de 2023.

 

GRAFICO ALE.png
Gráfico relata crescimento de importações de cannabis para fins medicinais em comparação de um ano


O Bloomwell Group, um dos maiores operadores de cannabis medicinal da Alemanha, divulgou recentemente um relatório analisando o estado do mercado privado e autofinanciado de cannabis medicinal no país após a implementação da reforma.


As conclusões do relatório baseiam-se em dados internos do Bloomwell Group e em uma análise abrangente de dezenas de milhares de prescrições dispensadas por meio de sua plataforma de cannabis medicinal, entre janeiro de 2023 e junho de 2024.


O relatório mostra que o número de pacientes está crescendo rapidamente, com um aumento de 400% entre março e junho. Além disso, a quantidade de cannabis medicinal prescrita também está crescendo de forma proporcional. O custo do produto dispensado por empresas caiu ainda mais após a reclassificação da cannabis. 


"Atualmente, há cerca de 200 atacadistas na Alemanha, importando e vendendo cannabis B2B para farmácias. Após 1º de abril, houve um aumento rápido na demanda, refletido no relatório. Inicialmente, a indústria ficou um pouco sobrecarregada por essa demanda, o que levou a um ligeiro aumento nos preços. No entanto, conforme o mercado se ajustava, os preços começaram a estabilizar e agora estão caindo ligeiramente, retornando aos níveis anteriores", comenta Niklas Kouparanis, CEO e cofundador da Bloomwell.

Segundo a Bloomwell, o preço médio por grama agora gira em torno de € 9, abaixo do preço médio no mercado ilícito. Kouparanis também destacou que o surgimento de produtos de baixo custo foi facilitado por inovações na cadeia de suprimentos, particularmente por meio da conversão dos padrões GACP (Boas Práticas Agrícolas e de Coleta) para GMP (Boas Práticas de Fabricação).

 

Texto publicado originalmente em BusinessCannabis