Quatro organizações de cannabis são habilitadas em lista preliminar para eleição do Conad

Documento traz três associações e uma federação de cannabis habilitadas para eleição; versão definitiva será publicada em 29 de agosto

Publicada em 15/08/2025

Associações de cannabis estão habilitadas para eleição do Conad, em lista preliminar

Eleição do Conad 2023. Imagem: Jamile Ferraris/ MJSP.

O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) divulgou a lista preliminar de organizações da sociedade civil habilitadas e não habilitadas para a eleição referente ao biênio 2025-2027. O edital nº 2/2025 foi publicado na sexta-feira (15) no Diário Oficial da União.

A relação detalha as 27 organizações habilitadas, incluindo três associações de cannabis e uma federação. Entre elas, a Associação de Apoio e Pesquisa Cannabis Cura (ACCURA); Associação de Saúde Integrativa e Fitoterápica (SouCannabis); Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida e a Federação de Associações de Cannabis Terapêutica (FACT).

No total, 34 entidades ficaram de fora, sendo apenas duas ligadas à cannabis. A seção de organizações não habilitadas apresenta as razões para a recusa, geralmente relacionadas ao descumprimento de itens do edital, como os artigos 4.10 e 4.11 — que podem ser consultados no documento oficial.

 

Prazos e recursos

 

O edital estabelece que recursos contra a decisão preliminar podem ser interpostos entre 15 e 20 de agosto de 2025, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MJSP). A Secretária-Executiva do Conad, Marta Rodriguez de Assis Machado, assina o documento.

A lista definitiva de habilitados será publicada em 29 de agosto. A posse dos novos membros está prevista para ocorrer durante a 2ª Reunião Ordinária do Conad, em 23 de outubro.

 

Conad e a cannabis

 

Em dezembro de 2024, o Conad aprovou um relatório do Grupo de Trabalho (GT) sobre regulamentação da cannabis, que trata do cultivo para fins medicinais, científicos e industriais. Um dos pontos destacados foi a criação de um órgão de governança para regulamentar o setor.

O documento foi apresentado em meio à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que autorizou o avanço da regulamentação do cultivo, atualmente conduzida pelo Governo Federal, com previsão de deliberação para 30 de setembro de 2025. 
 

Quatro organizações de cannabis são habilitadas em lista preliminar para eleição do Conad