Bebidas com THC ganham espaço durante o “Janeiro Seco” e mantêm crescimento ao longo do ano

A busca por alternativas ao álcool no início do ano tem ampliado a procura por bebidas com THC, movimento que segue aquecendo o mercado ao longo dos meses seguintes

Publicada em 05/02/2026

 Bebidas com THC ganham espaço durante o “Janeiro Seco” e mantêm crescimento ao longo do ano

Alternativas ao álcool, bebidas com THC se destacam no “Janeiro Seco” | Reprodução IA

O movimento conhecido como Dry January, em que muitas pessoas evitam o consumo de álcool no primeiro mês do ano, impulsionou a procura por bebidas com THC nos Estados Unidos e seus efeitos vão além de janeiro. 


Segundo o site MJBizDaily, produtores e varejistas relatam que consumidores em busca de alternativas ao álcool estão experimentando drinks à base de THC, fazendo com que essa categoria se torne uma presença mais constante no mercado ao longo de todo o ano.


Aumento das vendas e mudança no consumo


Segundo o site, empresas de bebidas de cânhamo intoxicantes observaram aumentos nas vendas à medida que janeiro se aproxima, com alguns varejistas pedindo maiores volumes ainda em novembro para atender ao que esperam ser uma demanda mais alta no início do ano.


Marcas como High Spirits registraram crescimento de cerca de 10% nas vendas diretas ao consumidor em janeiro, enquanto fabricantes como Crescent Canna relataram aumento anual de cerca de 50% nas vendas entre 2024 e 2025. Consumidores estariam usando essas bebidas tanto como substituto social do drinque alcoólico pós-trabalho quanto como uma opção dentro de rotinas que valorizam bem-estar e baixa ingestão de álcool.


A mudança de hábitos também se reflete em pesquisas externas: dados apontam que a proporção de adultos que consomem álcool nos EUA atingiu níveis historicamente baixos e que muitas pessoas relatam redução ou interrupção do consumo de álcool após começar a usar bebidas com THC.


Mercado em expansão e desafios regulatórios


Ainda de acordo com o site, as vendas de bebidas com THC ultrapassaram US$ 1 bilhão em 2024, com mais de 500 marcas competindo no mercado de 28 estados onde elas são legais.

Leia Também

Bebidas de cannabis: o que são, quais são e onde estão. Veja a lista

Geração Z e millennials trocam álcool por bebidas de cannabis nos happy hours


O artigo também destaca que, embora o efeito de pico ligado ao Dry January seja uma tendência reconhecida, muitas empresas acreditam que o crescimento contínuo no interesse por alternativas ao álcool indica uma transformação mais ampla no comportamento do consumidor, que pode manter essa categoria aquecida mesmo fora de janeiro. 


Mudança de comportamento do consumidor impulsiona crescimento contínuo

O desempenho das empresas reflete uma transformação mais ampla no perfil do consumidor americano. Millennials e integrantes da Geração Z lideram a redução do consumo de álcool, mas o movimento também se estende a faixas etárias mais altas, motivado por preocupações relacionadas à saúde e ao bem-estar. Nesse contexto, bebidas de cânhamo e produtos de THC de baixa dosagem surgem como alternativas socialmente aceitáveis.

Dados da Gallup, citados pelo MJBizDaily, indicam que apenas 54% dos adultos nos Estados Unidos afirmam consumir álcool, o que equivale ao menor índice registrado desde o início da série histórica da empresa, há quase 90 anos.

Paralelamente, estudos destacados por entidades americanas apontam uma possível correlação entre o consumo de bebidas com infusão de cannabis e a redução da ingestão de álcool. De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados relataram ter reduzido ou interrompido o consumo de bebidas alcoólicas após iniciar o consumo de bebidas de cannabis. O consumo médio semanal de álcool caiu de 7,02 para 3,35 doses.

“É notável que as pessoas que usam bebidas de cannabis relatem uma redução ainda maior no álcool do que aqueles que usam outros tipos de produtos de cannabis”, disse *Daniel Kruger, coautor do estudo e professor associado da Escola de Saúde Pública da Universidade de Buffalo, em comunicado citado pelo MJBizDaily.
 

 

Fonte: Conteúdo publicado originalmente no MJBizDaily

Bebidas com THC ganham espaço durante o “Janeiro Seco”...