Do som à cura: Luís Mauricio, da banda Natiruts, conta por que decidiu ser uma voz da cannabis medicinal
Em entrevista exclusiva ao portal Sechat, o músico e empresário canábico falou sobre a relação com a maconha na saúde, nos negócios e em sua história de vida
Publicada em 27/07/2023

Por Redação Sechat

Assim como a música é terapêutica, a cannabis também é. É nesse fluxo, que Luís Mauricio, baixista da banda de reggae Natiruts, decidiu ser uma voz sobre os benefícios medicinais da planta. Formado em arquitetura, o artista contou em entrevista aos jornalistas do portal Sechat, Leandro Maia, João Negromonte e Tylla Lima, sobre a virada de chave para ser uma voz atuante em defesa do uso da cannabis medicinal. O músico contou o momento em que decidiu levar informações sobre os benefícios da cannabis medicinal para o seu público.
“A virada de chave foi quando eu comecei a conhecer a história de crianças com epilepsia refratária. Quando eu vi o documentário Ilegal foi uma coisa me mexeu muito comigo, eu até me emociono ao falar, porque, realmente, tocou meu coração. Você ver o desespero de uma mãe e um pai, os dois querendo cuidar da filha com muitas convulsões e não conseguir ter acesso a um medicamento. Eu pensei: nossa, isso não pode ser assim. Ninguém consegue parar um pai ou uma mãe precisando de um medicamento. Foi aí que virou a chave para mim. Eu quero ajudar nesse processo. Quero ser mais um a falar sobre isso. Levar informação, quebrar barreiras, ajudar no que for preciso pela democratização do acesso para que esse medicamento chegue para todos”, comentou.
Cannabis e o esporte
Aos 50 anos, o artista afirmou que há muitos anos já não faz mais o uso da planta por meio de combustão - método popularmente conhecido como fumar maconha - e não consome bebida alcoólica. Adepto ao estilo de vida saudável, o músico é apaixonado por provas de corridas de rua, carrega em seu currículo de atleta a Maratona do Rio 21k. Ele contou, ainda, como a cannabis o ajuda a potencializar o desempenho esportivo proporcionando melhor recuperação muscular, relaxamento e sono de qualidade.

Luís Mauricio é apaixonado por esportes e diz: hoje, o óleo de canabidiol (CBD) me ajuda muito na recuperação muscular.
Em 2020, Luís Mauricio montou uma empresa com o objetivo de ampliar o acesso à cannabis medicinal por meio de um trabalho em parceria com advogados que atuam em processos de judicialização de tratamentos com a planta.
Na entrevista, também falou que faz uso da cannabis medicinal para controlar ansiedade e ter mais bem-estar. Também falou sobre o cenário político, as dificuldades, as perspectivas de avanço no setor, além de reforçar os benefícios da planta na melhor qualidade de vida de quem faz o uso.
.