Ex-atleta da NFL recebe perdão presidencial de Trump após condenação por tráfico de cannabis

Nate Newton foi incluído em um pacote de clemências concedidas pelo ex-presidente dos Estados Unidos a ex-atletas condenados por crimes federais

Publicada em 20/02/2026

Ex-atleta da NFL recebe perdão presidencial de Trump após condenação por tráfico de cannabis

Após mais de duas décadas, ex-jogador da NFL é indultado por Trump em caso de tráfico de cannabis | Foto de Stacy Revere/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu um indulto presidencial ao ex-jogador da National Football League (NFL) Nate Newton, que havia sido condenado há mais de duas décadas por um crime federal ligado ao tráfico de cannabis no estado do Texas. Segundo o site Cáñamo.net, a decisão faz parte de um pacote de clemências anunciado pelo governo americano nesta semana.


Indulto faz parte de série de perdões do governo


A Casa Branca, por meio de Alice Marie Johnson, responsável pela coordenação de perdões presidenciais, anunciou que Trump concedeu clemência não apenas a Newton, mas também a outros quatro ex-atletas. Entre eles, estavam os ex-jogadores Joe Klecko, Jamal Lewis, Travis Henry e o falecido Billy Cannon.
 

Segundo divulgado pelo portal Cañamo, o indulto a Newton remonta a um episódio de 2002, quando ele foi detido em uma parada de trânsito nas proximidades de Dallas após autoridades encontrarem 175 libras de cannabis em um veículo que o acompanhava. Na época, Newton se declarou culpado diante de um tribunal federal.


Reações e declaração pessoal


Após a confirmação do perdão, Newton publicou em suas redes sociais uma mensagem de agradecimento. “Gostaria de agradecer ao presidente Trump e a todos que trabalham sob sua liderança e que tornaram este perdão possível. Obrigado, senhor, por dedicar parte do seu dia ocupado à condução deste país”, escreveu o ex-jogador.


A notificação do indulto pessoalmente teria contado com a participação de Jerry Jones, proprietário do Dallas Cowboys em período em que Newton atuou pelo time, conforme destacado pela reportagem.


Nos Estados Unidos, o poder de conceder indultos é prerrogativa do presidente, podendo anular ou comutar penas impostas por condenações federais. As decisões de Trump nesta rodada incluíram crimes variados, como perjúrio e falsificação, além de infrações ligadas ao tráfico de drogas, segundo agências internacionais de notícias.


Os perdões geraram repercussão em meios esportivos e jurídicos, reavivando debates sobre a política de drogas no país e o uso de mecanismos de clemência presidencial para casos antigos.
 

Com informações de Cañamo.Net.

Ex-atleta da NFL recebe perdão presidencial de Trump ap...