Grandes empresas de entrega levam produtos de cannabis até a sua casa, na província de Alberta
Varejistas locais divergem quanto a utilização da plataforma de entrega
Publicada em 01/08/2024

A Uber Eats anunciou, em parceria com a Leafly, que aceitará encomendas de lojas de cannabis licenciadas. Imagem: Freepik
Os consumidores de cannabis em Alberta, província do Canadá, agora têm uma nova opção de compra e entrega dos seus produtos à base da planta. A Uber Eats anunciou, em parceria com a Leafly, que aceitará encomendas de lojas de cannabis licenciadas. A colaboração permite que os clientes recebam os pedidos em suas casas.
"Mais moradores de Alberta do que nunca terão acesso a cannabis legal. Estamos estabelecendo parcerias com líderes do setor para ajudar os varejistas a oferecer opções seguras e convenientes para que os usuários possam comprar cannabis. Isto ajudará a reduzir a condução sob o efeito do álcool e a melhorar a segurança rodoviária", comenta Klaas Knieriem, diretor-geral de mercearia e retalho da Uber Eats no Canadá.
A decisão de Alberta de permitir que os varejistas ofereçam vendas e entregas online começou no início de 2022, seguida pela Colúmbia Britânica em 2023.
Comentários de varejistas
Alguns varejistas acharam a parceria benéfica. Calvin Basran, da Queensborough Cannabis, na Colúmbia Britânica, onde as duas empresas trabalham juntas há um ano, descreveu os benefícios para StratCann: "Conseguimos alavancar os nossos pontos fortes – entrega rápida, serviço de primeira linha e adesão estrita aos regulamentos provinciais – e combiná-los com a vasta rede de utilizadores da Uber Eats para alcançar novos clientes no Metro Vancouver", comenta.
Este sentimento é partilhado por Mike Dunn, proprietário da 1922 Cannabis em Toronto, que mencionou que o serviço permitiu que a sua loja se concentrasse mais na entrega sem ter de gerir a infraestrutura online.
Para o cofundador da Dank Cannabis, um dos primeiros cinco varejistas a participar em Alberta, a parceria também é positiva: "Na Dank Cannabis, nosso objetivo sempre foi fornecer aos nossos clientes uma experiência de varejo sem estresse desde que lançamos nosso negócio em 2021. Esta parceria nos ajudará a continuar nesse caminho e estender nosso alcance a ainda mais pessoas em Calgary."
No entanto, nem todas as reações foram boas. Jazz Samra, proprietário e fundador da Sativa Bliss Cannabis em Ontário, expressou seu descontentamento com o serviço. Salientou as implicações financeiras, afirmando que as taxas combinadas da Leafly e da Uber Eats, bem como o requisito de utilizar o pessoal da loja para as entregas, têm corroído significativamente as suas margens de lucro.
"Tinha-os instalado em duas das minhas lojas e cancelei rapidamente uma delas porque descobri que a Uber não tinha uma base de clientes (nessa zona). E ainda tive de usar um dos meus empregados para fazer a entrega. Assim, tenho de tirar um empregado da loja para fazer uma entrega durante uma hora e depois pagar quase toda a minha margem de lucro sobre a venda à Leafly e à Uber. Não faz sentido", explicou Samra.
Outra lojista de Ontário, Jennawae Cavion, fundadora da Calyx + Trichomes em Kingston, optou por não utilizar o serviço por razões semelhantes. Argumentou que a taxa de 15% cobrada pela Uber Eats e pela Leafly era demasiado elevada, sobretudo quando o custo da entrega também era suportado pelo varejista.
Cavion questionou o valor do serviço, afirmando: "É demasiado caro, e para quê? É um negócio muito mau. Pode mandar entregar pessoalmente. Não é apenas um mau negócio para os varejistas, é um mau negócio para os consumidores porque só faz aumentar os custos."
Conteúdo publicado originalmente em Newsweed