Lula demite Nísia e confirma Padilha no Ministério da Saúde

Troca de comando no Ministério da Saúde abre caminho para a reforma ministerial e visa aumentar a eficiência política com o Congresso

Publicada em 25/02/2025

Lula demite Nísia e confirma Padilha no Ministério da Saúde

25.02.2025. Brasília (DF) - Governo Federal anuncia primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Imagem: Thales Alves/MS.

O presidente Lula (PT) demitiu, na terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, após uma breve conversa no Palácio do Planalto. Ela será substituída por Alexandre Padilha, que deixa a Secretaria de Relações Institucionais, conforme informações do Governo.

A mudança marca o início da reforma ministerial, assessores comentam euforias e foco nas movimentações de comando. 

Lula se reuniu com Nísia durante a tarde, após o anúncio de um importante acordo para a produção de vacinas, medicamentos e outros insumos essenciais, fruto de parcerias público-privadas.

A avaliação nos bastidores é que Alexandre Padilha, por ter um perfil político mais forte, pode melhorar a articulação com o Congresso, especialmente em relação à liberação de emendas parlamentares.

Em 2019, quando atuou como deputado federal, Padilha defendeu que um regulamento da cannabis no Brasil poderia beneficiar milhões de pacientes e contribuir para a economia. Ele também destacou o potencial econômico do mercado de cannabis para o país.