Na África, Botswana se destaca ao lançar projeto piloto de cultivo de cannabis
Botswana inicia seus primeiros testes oficiais de cultivo de cannabis medicinal e cânhamo industrial, marcando um avanço importante para o país e refletindo o movimento crescente da África em direção a modelos regulados e sustentáveis
Publicada em 24/11/2025

Projeto de cannabis em Botswana sinaliza nova fase para a África no setor verde | CanvaPro
O presidente de Botswana, Duma Boko, confirmou que em dezembro de 2025 será iniciado um cultivo experimental de cannabis para uso medicinal e cânhamo industrial.
Esse projeto será desenvolvido na Universidade de Agricultura e Ciências Naturais (BUAN), sob supervisão do governo, marcando um passo concreto rumo à diversificação agrícola.
Estratégia regulatória e parcerias internacionais
Embora o marco regulatório ainda esteja em consolidação, os legisladores aprovaram recentemente a Lei do Cannabis e atualizaram a legislação sobre tráfico de substâncias para viabilizar um mercado rigorosamente regulado.
Para operacionalizar o cultivo, o país firmou um memorando de entendimento com a empresa sueca Hemp Innovations Europe (HIE), a BUAN e o Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola (NARDI).
Leia Também:
15 variedades de cannabis da África
Juntas, as instituições conduzirão pesquisas que deverão explorar tanto o cânhamo quanto a cannabis medicinal, com participação futura de agricultores locais.
Além disso, segundo o governo, o cânhamo é visto como uma cultura estratégica para enfrentar os desafios climáticos do país: a planta exige pouca água, é resistente a pragas e seu sistema radicular pode ajudar a estabilizar solos vulneráveis.
Com informações de El.Planteo.



