Troca de conhecimento entre players do mercado canábico engrandece o setor

"Há muito espaço e potencial para novos paradigmas empresariais, mais inclusivos, limpos e justos para todos os envolvidos", diz Vinícius Alvarenga

Publicada em 11/09/2024

capa

A evolução do mercado de cannabis é constante. Fazendo uma projeção para os próximos 10 anos, o sócio e fundador da Sinapse Social e Impact Builder, Vinicius Alvarenga, acredita que o Brasil não só terá um mercado medicinal mais amplo e consolidado, mas também terá avançado no setor industrial e no uso adulto.

"Sou muito otimista quanto ao futuro do mercado. Há muito espaço e potencial para novos paradigmas empresariais, mais inclusivos, limpos e justos para todos os envolvidos. Precisamos fortalecer o ecossistema que está sendo construído no Brasil", afirmou Alvarenga durante a Medical Cannabis Fair 2024.

Segundo ele, eventos como a MCF são fundamentais para aproximar diferentes setores do mercado canábico, que nem sempre interagem no dia a dia, proporcionando troca de ideias sobre políticas públicas, oportunidades de negócios e inovações na medicina. "Pessoas que estão focadas apenas no medicinal começam a enxergar outras oportunidades de mercado", explica.

Para o empresário, essa troca entre os players do setor também é essencial para quem está começando. "Quem está entrando agora pode aprender diretamente com os empreendedores pioneiros, que enfrentaram muitas barreiras, erraram e acertaram ao longo da jornada", diz Vinicius, ressaltando a importância de compreender o mercado desde seus primórdios até os dias atuais.

Além de entender o mercado, é fundamental continuar quebrando paradigmas e preconceitos. "Se imaginarmos a MCF há 10 anos, talvez fôssemos abordados pela polícia, com dúvidas sobre um evento de cannabis. Certamente haveria problemas com a polícia ou com órgãos reguladores", reflete Alvarenga.

Ele finaliza destacando que espaços qualificados de informação, como a MCF, ajudam a desmistificar o estigma em torno da cannabis. "Quando vemos tantas pessoas bem-informadas e investindo nesse mercado, percebemos que ele está evoluindo de forma séria e promissora."

Assista à entrevista completa: