O óculos de cânhamo argentino

Os óculos, apelidados de Gaia Eyewear, são uma experiência concreta na industrialização do cânhamo na Argentina. O designer industrial Mariano Percivale desenvolveu este projeto que alia sustentabilidade a eficiência e funcionalidade.

Publicada em 12/02/2021

capa

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Industria Cannabis (Ingrid Sept Lasser)

O surgimento da Gaia Eyewear aconteceu entre 2013 e 2014. Seu criador, Mariano Percivale, afirma que a Gaia nasceu “de uma necessidade minha de iniciar um projeto com uma nuance sustentável, mas que atenda às minhas necessidades como estudante de design industrial e entrar no mundo da concepção e criação de um projeto bastante inovador.”

Os óculos desenvolvidos por Percivale possuem diferentes componentes sustentáveis, como madeira reciclada, acrílico e cânhamo. Quanto a isso, o designer explicou porque escolheu o cânhamo como insumo para a produção: “a história do cânhamo remonta a ver um amigo a colher as nossas plantas, agarrar num caule e fazer uma pulseira com algumas fibras.

Aquele momento foi fundamental na minha vida, porque vi aquela imagem e minha cabeça explodiu em mil pedaços, milhares de imagens me vieram do que eu podia fazer e comecei a investigar o que era o cânhamo, porque não tinha ideia. Vi que se meu amigo pudesse fazer uma pulseira com uma fibra daquela planta, tinha que ter outra coisa”. E destacou: “Encontrei um mundo infinito.”

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

O processo de produção atual da Gaia Eyewear consiste em um molde moldado com cânhamo de microfibra e um fichário; e envolve duas pessoas atualmente. O volume de produção é médio; embora, em janeiro de 2020, eles exportassem para o Uruguai. “Fomos a primeira empresa argentina a exportar para o Uruguai um manufaturado à base de cannabis e agora vamos exportar para a Colômbia e Barcelona. De Barcelona também irá para a Holanda, portanto seremos a primeira empresa argentina a exportar esses produtos para outro continente. Esperamos que seja positivo. Tínhamos a possibilidade de exportar para os EUA, mas havia muita burocracia.”

As possibilidades de exportação

A projeção que a Percivale tem para o empreendimento focado em 2021 é a venda de 2 mil unidades por mês para Holanda, Barcelona, ​​França, Bélgica, Colômbia e Estados Unidos. No entanto, a ideia é gerar uma presença maior no mercado local, com um faturamento de 4 milhões de pesos por mês, em média. Ele destaca que esses números se baseiam em uma empresa que utiliza matérias-primas que ainda não podem ser cultivadas legalmente no país e que, mesmo com essa questão, há receitas da ordem de aproximadamente 50 milhões de pesos por ano. “Se pudesse ser explorado, milhares de empresas poderiam ganhar bilhões a mais”, diz ele.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

Em relação à inserção no mercado, o designer industrial indicou que houve uma boa introdução, pois “o produto não é apenas a parte simbólica do cânhamo, mas também responde a comportamentos técnicos, físicos e de sustentabilidade”. É mais duro do que um plástico de acetato comum, é mais leve; ou seja, é mais confortável para o usuário e existe uma tendência de busca por objetos sustentáveis ​​hoje em dia porque há muito mais consciência.”

"Podemos fazer mais com o cânhamo"

Além disso, Percivale alertou que “atualmente, podemos fazer isso bem em volume médio ou baixo; mas se a demanda aumentar, teremos mais complicações para conseguir a matéria-prima, já que teríamos que trazer de fora e isso aumenta o custo”. Ao mesmo tempo, disse que tem um projeto para fazer helicópteros e bicicletas de corrida de cânhamo, mas que o considera complexo pelo mesmo motivo. No contexto atual, o criador do Gaia Eyewear disse que "nossas mãos estão atadas para qualquer outra ideia que possamos ter."

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Sobre as perspectivas de futuro com a indústria da cannabis na Argentina, o criador da Gaia Eyewear disse que tem “as mesmas perspectivas de quando comecei há 7 ou 8 anos com essas pesquisas e com esse empreendimento, que são as melhores. Acredito que a Argentina será uma potência mundial sustentável, que isso nos permitirá curar nossos solos, curar nossas florestas. Da mesma forma, desenvolver uma indústria que dê trabalho a todos é eliminar a fome na Argentina; vai dar mais legitimidade às mulheres, pois vão ter mais empresas onde elas podem assumir posições de relevância.”

Confira outros conteúdos sobre o mercado do cânhamo publicados pelo Sechat:

https://www.sechat.com.br/conheca-a-casa-feita-de-canhamo/
https://www.sechat.com.br/semente-de-canhamo-serve-de-base-para-racao-de-galinhas-poedeiras/
https://www.sechat.com.br/florida-incentiva-o-processamento-de-canhamo-para-texteis/