O poder do reino Fungi
Entenda como os fungos podem ser benéficos para diversos ecossistemas, inclusive para o corpo humano
Publicada em 28/08/2021

Curadoria e edição Sechat, com informações de Revista Galileu
Que os cogumelos alucinógenos provocam alterações cerebrais em seus usuários não é segredo pra ninguém, mas como esses fungos podem ser benéficos para nós?
Bem, pesquisas recentes sugerem que o uso de cogumelos alucinógenos pode mudar a mente por acalmar a atividade cerebral tradicional e iniciar novas conexões entre as áreas do cérebro que originalmente não se comunicam. O psicoativo responsável por essa alteração é a psilocibina presente em mais de cem espécies de cogumelos.
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
Pra reproduzir o que acontece na prática, os autores da pequisa representaram o cérebro como um círculo contornado por diversos círculos menores (neurônios) interligados por algumas linhas finas (sinapses).

O cérebro sem efeito de drogas está próximo da ilustração à esquerda. Já o cérebro sob efeitos da psilocibina seria como na figura à direita. Os círculos menores estão com cores mais vivas para representar o aumento na atividade dentro de cada um deles. Da mesma forma, as linhas finas se multiplicaram, conectando áreas antes desconectadas, e ficaram mais grossas.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
São essas novas conexões que causam o efeito alucinógeno. O usuário passa a ter alucinações, ouvir vozes e ver cores inexistentes. Essas alterações também tem caráter relaxante, por isso, o ideal é manter o cuidado ao consumir essa substância, pois pode ser altamente viciante também.
Fungos fantásticos
Outra surpresa, foi o lançamento nos canais de streaming Netflix e Amazon, do documentário "Fungos Fantásticos" ou "Fantastic Fungi", nome original da obra.
Com uma hora e meia de duração, a produção dirigida pelo diretor Louie Schwatzberg, de 2019, conta a trajetória de Paul Stamets, carismático escritor, palestrante e micologista que estuda cogumelos a diversos anos.
Paul destaca suas descobertas mais recentes, mostrando a importância que os fungos tem e como estão presentes em todos os ambientes do nosso planeta, desempenhado papéis essenciais na maioria dos ecossistemas.
Para os produtores do filme, está ocorrendo uma verdadeira "revolução micológica" que continuará a se expandir e, se ainda não teve a oportunidade der assistir essa grande obra prima da ciência psicodélica, o Sechat deixa a dica, não perca mais tempo!
Assista o trailer: