Pazuello afirma que SUS fornecerá medicamentos à base de canabidiol

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Foto: Carolina Antunes do Agência Brasil

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem (10) que está em andamento um processo para que o SUS passe a oferecer medicamentos à base de canabidiol, substância química derivada da Cannabis, a planta da maconha, e que é usada no tratamento de uma série de doenças neurológicas graves.

>>> Se plantio de Cannabis for aprovado, preço de medicamento no mercado deve ficar 50% mais barato

Em março entrou em vigor uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentando a fabricação, a importação e a comercialização de produtos derivados da cannabis para fins medicinais, com uma série de regras, como previsão de receita e percentual máximo de princípio ativo, além da necessidade de autorização.

>>> A importância da Cannabis para a saúde e a economia brasileira é o tema de painéis promovidos pelo Sechat no dia 16

Já agora, em agosto, o Tribunal Regional Federal da primeira região determinou que a União inclua medicamentos à base de canabidiol já registrados na Anvisa na lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. E o assunto também está em discussão no Congresso Nacional.

>>> Conheça na íntegra o projeto de legalização da Cannabis medicinal e industrial no Brasil

A declaração de Pazuello foi feita nesta quinta-feira durante evento do ministério da Saúde no Palácio do Planalto, lembrando o setembro amarelo e o dia Mundial de Combate ao Suicídio. O governo aproveitou a data para lançar uma série de ações voltadas para a educação da saúde mental.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese