Ministro da Saúde alemão se surpreende com a legalização da cannabis no Canadá
Em visita ao país norte-americano, a autoridade alemã diz que a legalização do uso adulto não aumentou do consumo por lá e fez com que 70% do mercado ilegal se acabasse
Publicada em 02/06/2023
Por redação Sechat
O Ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, é uma das figuras mais comentadas no cenário internacional da cannabis no momento. Desde a apresentação do seu plano de legalização do uso adulto da cannabis ao governo federal alemão em outubro de 2022, Lauterbach tem sido alvo de atenção por parte de defensores da legalização da erva, que observam atentamente suas redes sociais em busca de novidades.
Ainda que o interesse em torno do ministro tenha diminuído após a circulação do seu plano entre os legisladores alemães, seu recente encontro com a Ministra de Saúde Mental e Dependência do Canadá, Dra. Bennett, gerou um novo debate. Durante a reunião, Lauterbach teve a oportunidade de presenciar, pessoalmente, o impacto da legalização da cannabis no país norte-americano.
Em seu Twitter, o Ministro Lauterbach relatou uma conversa com a Dra. Bennett, na qual o médico afirmou que a legalização não intensificou o consumo de cannabis no Canadá, tampouco entre jovens. Segundo ele, 70% do mercado ilegal foi desestimulado, o que gerou uma grande receita para o país e beneficiou os consumidores. Ainda que os adversários tentem sustentar argumentos contra a medida, os dados confirmam a eficácia da regulamentação.
“O exemplo canadense deve servir como um incentivo para que os legisladores alemães e de outras jurisdições sigam o mesmo caminho, modernizando suas políticas e regulamentando de forma sensata o uso da cannabis. Afinal, a experiência canadense demonstra que a legalização é um sucesso, tanto para os consumidores quanto para o país”, concluiu Lauterbach.