Secretário do Tesouro de Biden diz: "é claro que o banco de cannabis tornaria o trabalho do IRS mais fácil"
O Internal Revenue Service (IRS), serviço de receita do Governo Federal dos Estados Unidos admite que um banco de cannabis poderia ajudar e muito, nas finanças
Publicada em 01/12/2021

Curadoria e edição Sechat, com informações de Marijuana Moment
O secretário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos disse na última quarta-feira, 24/11, que liberar os bancos para trabalhar com as empresas de cannabis legal do estado “é claro” tornaria o trabalho do Internal Revenue Service (IRS) de coletar impostos mais fácil.
Em uma audiência perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara, o deputado Ed Perlmutter (D-CO) fez referência a comentários recentes de um funcionário do IRS sobre o "tipo especial de desafio de cobrança que o IRS assume em relação à cobrança de impostos de empresas relacionadas à cannabis forçadas a operar em dinheiro apenas."
“Você concorda que se essas empresas simplesmente tivessem acesso ao sistema bancário e não tivessem que fazer negócios apenas em dinheiro, isso tornaria o trabalho do IRS mais fácil?” Perlmutter perguntou à secretária Janet Yellen.
“Sim, claro que sim,” ela respondeu com naturalidade.
O congressista também falou sobre seu projeto de lei - o Secure and Fair Enforcement (SAFE) Banking Act - que já foi aprovado na Câmara cinco vezes e resolveria o problema protegendo as instituições financeiras que atendem às empresas de cannabis legais.
Numerosas associações financeiras, trabalhistas e de seguros, bem como legisladores importantes, estão pressionando o Senado a anexar a medida à legislação de gastos de defesa obrigatória, como a Câmara já fez. Membros bipartidários do Comitê de Serviços Armados do Senado, bem como senadores representando o Colorado , fizeram o mesmo pedido em cartas recentes.
Embora a resposta de Yellen tenha sido rápida, é mais um exemplo de uma autoridade federal reconhecendo a insustentabilidade do status quo.
Steven Mnuchin, secretário do Tesouro sob a administração Trump, abordou repetidamente a questão , dizendo que o atual conflito de políticas cria “problemas significativos” para o IRS e os reguladores financeiros. Isso “cria um risco significativo nas comunidades por coletar essa quantidade de dinheiro. É problemático”, disse ele no ano passado.
O IRS, por sua vez, disse em setembro que espera que o mercado de cannabis continue a crescer e ofereceu algumas dicas para as empresas permanecerem em conformidade com os impostos enquanto a planta permanecer proibida pelo governo federal.
Com relação ao SAFE Banking Act, uma coalizão bipartidária de duas dúzias de governadores recentemente implorou aos líderes congressistas que finalmente promulgassem a reforma do sistema bancário de cannabis por meio da legislação de defesa em grande escala.
Um grupo de pequenos proprietários de negócios de maconha também argumentou recentemente que a mudança incremental na política bancária poderia realmente ajudar a apoiar os esforços de igualdade social.
Rodney Hood, membro do conselho da National Credit Union Administration, escreveu em um artigo recente do Marijuana Moment que a legalização é uma inevitabilidade - e faz mais sentido para as agências governamentais antecipar-se à mudança de política para resolver complicações bancárias agora.
Dados federais mostram que muitas instituições financeiras continuam hesitantes em aceitar empresas de cannabis como clientes, no entanto, o que provavelmente se deve ao fato de a planta ser uma substância estritamente controlada pela lei federal.