Zambelli, Kataguiri e Crivella visitam exposição sobre cânhamo

Dentro do seguimento da política conservadora, deputados demonstram abertura para desmistificar preconceito contra a cannabis ao visitar evento

Publicada em 01/12/2023

capa

Por Leandro Maia com informações do Metrópolis

Os deputados Carla Zambelli (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Sargento Fahur (PSD-PR) e Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) visitaram uma exposição de cânhamo que se encerra nesta sexta-feira, dia 01 de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Saiba mais.

Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Sargento Fahur (PSD-PR) na exposição de cânhamo em Brasília | Foto: Reprodução Internet

O que chamou bastante a atenção foi a presença de políticos de ideologia conservadora no evento. Isso desmonstra o amadurecimento desses parlamentares para o debate sobre o uso medicinal e industrial da cannabis no Brasil. Mesmo com os avanços da ciência e evidências sobre os benefícios para o sistema endocanabinoide, a planta ainda enfrenta muito preconceito por grande parte da sociedade. E podemos classificar a desinformação como o principal elemento para fomentar a resistência à terapia canabinoide.

Em entrevista ao Metrópole, o deputado Sargento Fahur (PSD-PR), policial militar por 35 anos, falou sobre o uso medicinal da cannabis, mas fez críticas ao uso recreativo.

“Não sou ignorante a ponto de desprezar tudo isso aqui, a medicação, mas você sabe que sou um pouco intransigente com o uso recreativo. É aquela pessoa que se envolve com a droga e acaba se envolvendo com coisas piores. Tenho bastante consciência e aprendizado pra saber que isso aqui realmente faz bem para algumas pessoas. Fala-se que vai produzir em casa. Tem maconheiro que não arruma nem o quarto”, disse.

Críticas

A realização do evento chegou a ser alvo de resistência por parte da presidência da Câmara dos Deputados, que desautorizou a exposição de produtos cuja regulação impede a comercialização no Brasil. O deputado Marcos Pollon (PL-MS) afirmou que o evento incentivava o uso de maconha.

“Olha com o que me deparei na entrada da Câmara. Um estande de promoção da maconha, olha que absurdo. Olha isso aqui. Eu estava passando na frente e falei: não acredito. Olha ali atrás de mim. Um estande promovendo o cultivo da maconha na Câmara federal”, afirmou, nas redes sociais.