A importância da suplementação do Sistema Endocanabinoide para um envelhecimento saudável
Hoje, a quantidade de pessoas 60+ já representa 13% da população nacional segundo dados do IBGE
Publicada em 25/08/2022
Por Dra.Endy
O contingente de pessoas com mais de 60 anos é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Atualmente, esse público já representa 13% da população nacional segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com um potencial ainda maior de crescimento, que pode ultrapassar a marca de 30 milhões de indivíduos em 2025. Além do aumento exponencial dessa faixa etária, nos últimos anos também vêm mudando os estereótipos do que se imagina quando falamos em “idosos”. Eles passaram por uma grande alteração de perfil nas últimas décadas: são economicamente e socialmente mais ativos, continuam trabalhando até uma idade mais avançada e estão cada vez mais conectados. Atrelada a esse crescimento está a importância de adquirir hábitos saudáveis para um envelhecimento com mais qualidade de vida.
Quando falamos em qualidade de vida, colocamos em evidência todos os fatores que fazem parte do dia a dia de um indivíduo. Desde sua vida profissional e familiar a sua rotina de alimentação e exercícios. Os hábitos desenvolvidos ao decorrer do tempo estão diretamente relacionados em como o organismo vai reagir quando o corpo envelhecer. E cuidar de alguns aspectos nessa jornada, acaba se tornando essencial para garantir a manutenção da qualidade de vida.
Um dos maiores responsáveis em prover ao nosso organismo um envelhecimento saudável é o Sistema endocanabinóide.
Também conhecido pela sigla SEC, é o responsável pela modulação de uma série de funções fisiológicas, dentre elas, induzir a homeostasia do corpo, garantindo ao indivíduo o bom funcionamento das funções orgânicas.
Seja atuando na regulação do sono, no controle da ansiedade, na oscilação do humor ou no aumento da imunidade, esse sistema atua sob demanda, ou seja, somente é ativado quando o organismo sente a necessidade de ‘reparo’ em algum local.
É lindo na teoria, né? Seria maravilhoso se todo SEC de cada indivíduo estivesse sempre funcionando perfeitamente.
Porém, a realidade que nos deparamos é de uma população idosa, com o SEC em deficiência devido a uma vida de maus hábitos, à grande ingestão de fármacos, ao abuso de substâncias e a falta de suplementação, resultando numa série de patologias que geralmente aparecem na idade adulta para senil.
Muito se sabe sobre o potencial dos canabinoides no tratamento de diversas patologias adquiridas por meio da deficiência dos SEC, principalmente as patologias de dor. O que pouco se fala é a suplementação via fitocanabinoides durante a vida, possibilita a manutenção do funcionamento desse sistema, diminuindo a deficiência de endocanabinoides e, consequentemente, as patologias oportunistas.
Todo processo fisiológico respeita uma ordem cronológica que se inicia na produção, passa pelo processo de maturação e com o passar do tempo leva à queda casos, o organismo simplesmente para de produzir determinadas substâncias.
O mesmo processo acontece com os endocanabinoides. Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de substâncias que ativam o SEC, apresentando a necessidade de reposição canabinoide para que o corpo se mantenha em estado de homeostasia, com as funções fisiológicas equilibradas e garantindo ao indivíduo um envelhecimento ativo e saudável.
Essa suplementação canabinoide pode ocorrer de várias maneiras, seja com administração de fitocanabinoides por medicamentos (óleos, pomadas, tinturas) ou através de alimentos infusionados (azeite, manteiga).
Existem outras maneiras de estimular o SEC a produzir mais endocanabinoides que vai além de medicamentos e alimentos. A prática de atividades físicas, boa alimentação, a ingestão de bastante líquido e exercitar a mente para que se mantenha sempre sã.
Planejar e desenvolver rotinas saudáveis em conjunto com uma correta suplementação canabinoide, possibilita maior vitalidade e disposição para uma velhice mais saudável e prazerosa.