Não há prova científica de morte por overdose de cannabis
Enquanto isso, overdoses envolvendo opioides mataram quase 47.000 pessoas em 2018, e 32% dessas mortes envolveram opioides prescritos, de acordo com os Centros de Controle de Doenças dos EUA.
Publicada em 12/02/2021
Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de The Cannigma (Michael Schaeffer Omer-Man)
Quando se trata de do uso medicinal da cannabis e da luta pela sua legalização, melhoria do acesso e mudança de pensamentos, os defensores muitas vezes, como resultado, podem se deparar com mitos, equívocos e estereótipos.
Portanto, vale a pena repetir sempre que alguém disser que não sabemos o suficiente sobre a segurança da cannabis: não há prova científica de que alguém já morreu de overdose de cannabis. Nenhuma pessoa - e as pessoas a usam há milhares de anos. Por isso, em quase qualquer dose ou quantidade imaginável, a cannabis simplesmente não tem potencial para excesso mortal.
Conforme escreveu um juiz dos Estados Unidos, citando pesquisas médicas, seria necessário consumir cerca de 1.500 libras de cannabis, equivalente a 680 kg, em 15 minutos.
Comparando com substâncias legalizadas
Compare isso com outras substâncias e drogas cujos perfis de segurança conhecemos bastante. “Overdoses envolvendo opioides mataram quase 47.000 pessoas em 2018, e 32% dessas mortes envolveram opioides prescritos”, de acordo com os Centros de Controle de Doenças. “O uso excessivo de álcool é responsável por mais de 95.000 mortes nos Estados Unidos a cada ano, ou 261 mortes por dia”, de acordo com o CDC.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
Dito isso, existe uma overdose de cannabis - mais conhecida como “toxicidade da cannabis”. Mas está longe de ser fatal. Uma overdose de cannabis geralmente leva a sintomas como paranóia temporária, ansiedade, ataques de pânico, aumento da frequência cardíaca e náuseas. Mais ou menos o que muitos podem chamar de "bad trip".
Considerando que a cannabis é frequentemente usada clinicamente para tratar muitas das mesmas condições que medicamentos potencialmente mortais, como opioides e outros que podem causar efeitos colaterais graves, a cannabis é incrivelmente segura.
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
Embora os efeitos colaterais do THC possam ser desconfortáveis, o farmacêutico Dr. Melani Kane disse ao The Cannigma no ano passado: “eles não são fatais de nenhuma maneira. É definitivamente a droga mais segura que já administrei.”