Das novelas da Globo para o empreendedorismo no mercado de cannabis, após superar a insônia

Antônio Grassi, ator e ex-presidente da Funarte, aposta no mercado medicinal da cannabis, após tratamento com sucesso para insônia e ansiedade

Publicada em 04/12/2024

capa

Antonio Grassi Imagem: Reprodução Instagram

Na próxima semana, o ator Antônio Grassi, ex-presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), abrirá uma loja de produtos à base de cannabis em Madri, na Espanha. Seu interesse pelo mercado medicinal começou após tratar insônia crônica e ansiedade com canabidiol (CBD).

Em parceria com a marca de produtos naturais e veganos Hemp Vegan, a loja será mais do que um espaço comercial, servirá como um ponto de educação e inspiração sobre o uso responsável da cannabis, conforme explica Bárbara Arranz, cofundadora da empresa. "Em Madri, lançamos campanhas como La buena hierba no hace humo (Erva boa não faz fumaça) para desafiar estereótipos e incentivar o consumo consciente".

Grassi destaca que, além da sua proximidade com a Bárbara, a eficácia do tratamento com cannabis foi um dos principais fatores que o motivaram a entrar no mercado. "Temos experiências muito palpáveis. Vejo muitos amigos e muitos exemplos de pessoas que realizam tratamentos oncológicos e tem alívio em seus sintomas. O deputado Eduardo Suplicy é um bom exemplo". 



Antes de empreendedor, paciente

 

"Eu me fiz de cobaia. Antes de ser sócio de um negócio comercial, eu testei a terapia canabinoide. Observei em minha experiência o que o canabidiol pode fazer", comenta o ator, que há dois anos faz uso de produtos à base de cannabis para tratar insônia crônica e ansiedade.

Segundo Grassi, o canabidiol melhorou seu humor, diminui sua ansiedade e proporciona noites de sono mais tranquilas. "Dormir mal é um desgaste enorme para o corpo e a mente. O uso do canabidiol tem sido fantástico para superar isso”, comenta o ator.

 

One-stop shop para o mercado de cannabis

 

Bárbara enfatiza a importância da parceria com Antônio Grassi para ampliar a percepção sobre a cannabis. “Ele é o exemplo vivo dos benefícios que a cannabis pode trazer, ajudando a alcançar públicos que antes não consideravam essa alternativa”.

Grassi, que tem uma longa carreira na cultura brasileira, já foi Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e Vice-Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Na televisão, participou de mais de 30 produções, incluindo séries, minisséries e novelas, também atuou no cinema e no teatro.

Bárbara destaca o modelo de franquias one-stop shop (loja única) para cannabis como uma forma de democratizar o acesso à cannabis medicinal e outros produtos terapêuticos. “Ter quiosques em shoppings, não apenas facilita o acesso da população ao produto, mas também ajuda a desmistificar o que a cannabis representa”, explica a empreendedora.  

 

Loja HEmp Vegan.png
Quiosque da Hemp Vegan em shopping de São Paulo. Imagem: Divulgação

 

Ela também destaca o rápido crescimento da demanda por produtos naturais, no Brasil. "Embora haja uma burocracia que exige paciência, a criatividade e a resiliência dos empreendedores e dos consumidores brasileiros são notáveis. A biodiversidade brasileira é um trunfo imenso, com potencial para posicionar o país como líder global em inovação com cannabis e cânhamo”.

 

Regulamentação de cannabis medicinal na Espanha

 

Embora a Espanha ainda não tenha uma regulamentação robusta sobre o uso medicinal da cannabis, desde 2017 pacientes com determinadas condições médicas podem acessar produtos mediante prescrição.

Em setembro de 2024, uma proposta de decreto regulatório gerou controvérsias por excluir o uso medicinal da flor de cannabis. O decreto limita a prescrição a médicos especialistas e a distribuição a farmácias hospitalares, excluindo cerca de 22.000 farmácias comunitárias. Essa medida foi criticada por pacientes, farmacêuticos e a indústria, e o decreto deve ser revisado em 2025.

Para mais informações sobre o uso medicinal, adulto e o cultivo de cannabis em cerca de 30 países, você pode encontrar no Guia da Cannabis Medicinal 2024. Clique aqui para baixar o e-book.



Sobre a Hemp Vegan

Não somos uma marca com um propósito. Somos um propósito que criou uma marca.


Nossa história com a cannabis começou quando nossa fundadora, Dra. Barbara Arranz, ainda na faculdade, buscava alternativas para ajudar seu filho mais novo. Raul, hoje com 16 anos, foi diagnosticado com Autismo. Com a descoberta, Dra. Barbara se aprofundou nos estudos sobre Cannabis e, juntamente com seu curso de biomedicina, formou-se na Sativa University, localizada na Flórida, Estados Unidos.

"Nosso propósito não é a venda do óleo ou produtos de cannabis, mas propagar informações sobre o tema. Quero desmistificar o assunto, quebrar o tabu e mostrar como a maconha medicinal pode melhorar vidas." fundadora Dra. Barbara Arranz.