Anvisa proíbe produtos de cannabis de empresa catarinense por falta de autorização

Agência reguladora determina a apreensão de todos os lotes da empresa e de outra distribuidora por irregularidades no registro e fabricação

Publicada em 10/10/2025

Anvisa proíbe produtos de cannabis de empresa catarinense por falta de autorização

A decisão impede a comercialização e divulgação de qualquer lote da CBfarma. Imagem: Canva Pro

 

A Anvisa proibiu a comercialização e divulgação de todos os produtos de cannabis da marca CBfarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda. por falta de autorização de funcionamento da empresa junto à agência. Segundo a autarquia federal, a empresa não possui Autorização de Funcionamento (AFE) para fabricar ou comercializar os itens. 

O que diz a CBfarma


Em nota, a empresa explicou que atua em total conformidade com as resoluções referentes aos produtos de cannabis, seguindo rigorosamente as normas regulatórias vigentes.

"A CBfarma Distribuidora LTDA. nunca fabricou ou comercializou produtos de cannabis no Brasil. Esclarecemos que possuímos um pipeline de 8 produtos em desenvolvimento e em processo de análise pela ANVISA para futuro registro no país", informou a companhia.

A empresa completa: "Já estabelecemos parcerias com instituições de pesquisa para a realização de estudos clínicos, contribuindo para o avanço do mercado e sempre priorizando a segurança, a eficácia e a qualidade de vida dos pacientes".

 

Outro caso de irregularidades de uma outra empresa já foi registrado em 2025 

 

A ação contra irregularidades em produtos de Cannabis não é nova. No fim de setembro, a Agência já havia proibido a venda e propaganda de todos os itens da marca Forest Medical. Naquela ocasião, foi constatado que os produtos eram vendidos sem registro e que a fabricante, Korasana, não possuía autorização de funcionamento no Brasil.

No caso da Forest Medical, as empresas envolvidas afirmam que as informações que basearam a decisão da Anvisa estão desatualizadas. A Korasana Brasil, apontada como fabricante, distanciou-se da marca.

 

Confira a nota da CBfarma na íntegra:


"Gostaríamos de reforçar que a CBfarma atua em total conformidade com as RDCs da ANVISA aplicáveis aos produtos de cannabis, seguindo rigorosamente todas as normas regulatórias vigentes.

A CBfarma Distribuidora LTDA. nunca fabricou ou comercializou produtos de cannabis no Brasil. Esclarecemos que possuímos um pipeline de 8 produtos em desenvolvimento e em processo de análise pela ANVISA para futuro registro no país. Já estabelecemos parcerias com instituições de pesquisa para a realização de estudos clínicos, contribuindo para o avanço do mercado e sempre priorizando a segurança, a eficácia e a qualidade de vida dos pacientes.

Seguimos firmes no nosso compromisso de pesquisa e desenvolvimento junto às agências reguladoras, com o objetivo de ampliar o acesso a produtos de cannabis de qualidade no Brasil, oferecendo mais opções terapêuticas seguras e eficazes para os pacientes."