Aquaponia: uma forma inovadora de cultivo
O cultivo em aquaponia permite que plantas e peixes sejam criados em um sistema de recirculação de água e nutrientes. Ele funciona de forma que os dejetos dos peixes fornecem os nutrientes necessários ao crescimento da planta que, por sua vez, filtra
Publicada em 07/06/2021

Sechat Conteúdo, por Flávia Mota
A idealização e constituição da KBG, uma startup de aquaponia localizada no Tocantins, parte da premissa de que é possível ser uma empresa ecologicamente correta e sustentável no ramo do agronegócio. Mais do que possível, é necessário agirmos por meio de práticas ecologicamente conscientes que vão além do “hype” no marketing sustentável que vemos atualmente.
>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM
Para isso propomos uma técnica de cultivo chamada aquaponia, com o objetivo de fornecer matéria-prima de qualidade, livre de agrotóxicos e energeticamente verde para o mercado de extração de óleos essenciais.
A técnica de aquaponia é semelhante àquela realizada pelos povos Astecas há mais de 3.000 a.C. em um sistema conhecido como Chinampas.

O cultivo em aquaponia permite que plantas e peixes sejam criados em um sistema de recirculação de água e nutrientes. Ele funciona de forma que os dejetos dos peixes fornecem os nutrientes necessários ao crescimento da planta que, por sua vez, filtram a água para que retorne limpa aos tanques de peixes.
Ao contrário dos sistemas de aquicultura e hidroponia, onde grandes volumes de água devem ser descartados regularmente ou substituídos devido ao acúmulo de sal e produtos químicos, em um sistema de aquaponia a água doce é simplesmente adicionada periodicamente para repor a água perdida por evaporação e transpiração, sendo reaproveitada em quase a sua totalidade (90%).
Outras vantagens que o sistema aquapônico oferece estão relacionadas à redução de espaço e tempo de cultivo, bem como a dispensabilidade no uso de fertilizantes tóxicos e poluentes responsáveis pelo encarecimento de cultivos convencionais.

A técnica de aquaponia por si só já é bastante vantajosa, mas nós acreditamos que pode ser ainda melhor. O processamento dos dejetos dos peixes para a produção de biofertilizantes também é uma excelente alternativa para o uso de fertilizantes, podendo ser reinseridos no sistema em sua forma enriquecida, totalmente segura e sustentável.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
Além disso, nosso sistema será desenvolvido em estufas geodésicas que permitem um maior aproveitamento da luz solar e reduzem os gastos com a utilização de luzes artificiais. A implementação com placas solares amplificam esse aproveitamento de luz natural e torna a manutenção e controle do sistema ainda mais econômico.

Ilustração por Breno de Paula
Dessa forma, conseguimos fornecer uma matéria-prima de qualidade para a produção de óleos essenciais que não se limita ao cultivo de plantas tradicionais. Acreditamos que a aquaponia seja uma excelente alternativa para o cultivo da Cannabis e buscamos inspirar outras empresas do ramo a trazerem novas soluções de cultivo que sejam sustentáveis, fazendo aquilo que é melhor para as pessoas e para o nosso planeta.
Aquaponia é o presente!
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
Texto por Flávia Mota, Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia e Mestra em Química, CEO da Kaneh Bosm Genes, uma Startup acelerada pela The Green Hub.