Veja as indústrias que lideram o mercado de cannabis medicinal no Brasil

O setor atingiu crescimento superior a 65% em 2024; o mercado de cannabis medicinal atingiu R$ 345 milhões nas farmácias

Publicada em 29/11/2024

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Imagem: Canva Pro

O mercado de cannabis medicinal está presente nas farmácias brasileiras por meio da RDC 327/2019, que regulamenta a comercialização de medicamentos derivados da planta. Em 2024, os produtos derivados de Cannabis sativa estão projetados para fechar o ano como o grupo de maior crescimento percentual entre os mercados psicotrópicos.
 

De acordo com a Close Up International Brasil, até setembro de 2024, o mercado de cannabis medicinal atingiu R$ 345 milhões em vendas, com um crescimento superior a 65% - muito acima dos 7,7% registrados pelo grupo de antidepressivos, o segundo da lista. As vendas em farmácias representam mais de 60% deste total (R$ 208,32 milhões).

 

Crescimento Exponencial do Mercado de Cannabis

 

Comparando com as vendas dos anos anteriores (MAT de setembro que considera os últimos 12 meses), o mercado de cannabis medicinal registrou um crescimento de 60% em relação a 2023, quando o valor total era de R$ 129,48 milhões. Em 2021, o valor era de apenas R$ 21,51 milhões, o que representa um aumento de 113%.

Segundo Joaquim Castro, economista e CEO da Clínica Gravital, o crescimento expressivo sobre uma base pequena inicial é natural e eficiente, dado o potencial do mercado de produtos canábicos vendidos em farmácias.

Presente há cerca de um ano no mercado de cannabis, a Herbarium enxerga o crescimento como algo saudável. "Está categoria irá ganhar corpo e força, crescendo cada vez mais, sempre levando aos médicos e pacientes mais opções de tratamentos", comenta Dalton Kawasaki, gerente de produtos da linha cannabis da empresa.


Veja as seis empresas líderes no mercado farmacêutico de cannabis apresentadas pela Close-UP International:

 

1º Prati-Donaduzzi
- Vendas: R$108,49 milhões 
- Crescimento: 26,5%
- Representatividade: 52,1%
- Pontos de Venda: 20.161

2º Mantecorp Saúde
- Vendas: R$31,73 milhões 
- Crescimento: 256%
- Representatividade: 15,2%
- Pontos de Venda: 5.720

3º GreenCare 
- Vendas: R$ 28,47 milhões
- Crescimento: 77,1%
- Representatividade: 13,7%
- Pontos de Venda: 5.448

4º Biolab
- Vendas: R$ 15,83 milhões 
- Crescimento: 113,6%
- Representatividade: 7,6%
- Pontos de Venda: 834

5º Ease Labs
- Vendas: R$ 12,75 milhões 
- Crescimento: 366,9%
- Representatividade: 6,1%
- Pontos de Venda: 3.95

6º Herbarium
- Vendas: R$ 4,09 milhões 
- Crescimento: 1.382,4%
- Representatividade: 2%
- Pontos de Venda: 2.851

 

É o Momento para Investir no mercado de cannabis?

 

Castro acredita que o mercado farmacêutico tem espaço para a entrada de novos players do setor canábico. “Esse número já foi de 100% (referência à empresa líder que detém 52,1% do mercado). Aos poucos vem se estabilizando", comenta. O mercado está se expandindo com novos produtos derivados de cannabis, e os extratos já representam 33,5% das prateleiras, enquanto os isolados respondem por 66,5%.

Castro lembra também que a Prati foi a  primeira empresa a apostar no mercado farmacêutico de produtos canábicos no Brasil, chegando pelo menos seis meses antes do segundo concorrente. Hoje, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 20 empresas estão presentes na RDC 327.   

Entre os 10 produtos de cannabis mais vendidos nas farmácias, não há reprodução de fabricantes, o que demonstra espaço para novos entrantes. Dalton Kawasaki,, revelou planos para lançar uma linha completa de fitofármacos.

De acordo com José Almeida, diretor-geral da Cannten Ltda (13ª colocada no ranking), empresas do setor devem está focadas em um crescimento orgânico, pautado pelo compliance e pelo cumprimento das normas que regem o mercado farmacêutico brasileiro.

Oportunidades e Desafios no Mercado de Cannabis

 

Apesar das oportunidades, o mercado farmacêutico de cannabis no Brasil pode seguir a tendência de outros países, com a oferta de produtos crescendo acima da demanda. De acordo com Joaquim Castro, as empresas que focam em produzir primeiro e vender depois estão ficando pelo caminho, por isso, a importância de um planejamento "cuidadoso", destaca

O economista também diz que o crescimento do mercado de cannabis está diretamente ligado à evolução regulatória. “Se houver avanços na regulamentação, possibilitando maior liberdade e segurança para consumidores e empresários, é revelador que o mercado experimente um grande crescimento”, afirma. 

A reportagem entrou em contato com a Prati-Donaduzzi e, segundo a assessoria de imprensa, a empresa prefere não se pronunciar sobre os dados do mercado.