Estado de São Paulo inicia distribuição de canabidiol na Rede Pública de Saúde

Pacientes com síndromes graves e raras poderão acessar o medicamento nas Farmácias de Alto Custo do estado

Publicada em 27/06/2024

capa

Foto ilustrativa.

O governo do estado de São Paulo inicia, nesta quinta-feira (27), a distribuição de Canabidiol (CBD) na rede pública de saúde. Pacientes que sofrem de síndromes como Dravet, Lennox-Gastaut e Complexo de Esclerose Tuberosa, e que possuem epilepsias farmacorresistentes e de difícil controle, agora podem acessar o Canabidiol através do Sistema Único de Saúde (SUS), desde que residam no estado de São Paulo.

A iniciativa, já em vigor, permite que os pacientes apresentem seus documentos e receituário preenchido por profissionais da rede pública ou privada para retirar os medicamentos nas Farmácias de Medicamentos Especializados do Estado, conhecidas como Farmácias de Alto Custo.

A produção do Canabidiol será realizada pela Ease Labs Pharma, empresa sediada em Belo Horizonte (MG), vencedora da licitação realizada pelo governo estadual no início deste ano. Conforme os termos do edital, a Ease Labs Pharma deverá fornecer a expressiva quantidade de 1,87 bilhão de unidades de derivados da cannabis, totalizando um montante aproximado de R$ 80,5 milhões ao longo de 12 meses.