O cânhamo industrial pode criar qualquer coisa?
Em uma palavra, sim. Com a infraestrutura adequada, o cânhamo tem potencial para rejuvenescer a manufatura americana.
Publicada em 24/12/2021
Curadoria, tradução e edição Sechat, com informações de Cannabis Tech (Hannah Izer)
Um dos tópicos mais comentados hoje é a cadeia de suprimentos e o impacto que ela está tendo sobre os fabricantes americanos. Em uma entrevista recente à Cannabis Tech, Garrett Bain, presidente da EcoGen, explicou que os componentes de plástico consumíveis estavam se tornando cada vez mais difíceis de obter.
Quando apresentada a ideia de plásticos de cânhamo domésticos para acabar com nossa dependência de fontes asiáticas, ele respondeu rapidamente: “Esse é o Santo Graal do cânhamo para trazer mais produção de plásticos de volta para os Estados Unidos, e eu adoraria ver isso acontecer no mercado interno”.
O cânhamo já foi uma planta dominante nos campos americanos. Foi uma safra comercial significativa no leste dos Estados Unidos até 1937, quando se tornou ilegal como substância controlada de Tabela 1. O cultivo e a venda de cânhamo eram ilegais até a entrada em vigor da Farm Bill de 2018. Essa mudança significou que o cânhamo se tornou legal novamente ao ser removido da Lei de Substâncias Controladas.
Embora a produção nacional de bioplásticos e materiais possa parecer uma solução ideal, com apenas alguns anos de cultivo legal de cânhamo nos Estados Unidos, ainda falta a infraestrutura necessária para a produção em massa. Mas o potencial sempre esteve lá.
Os subprodutos da manufatura têxtil e as micropartículas de plástico poluem cada vez mais o ar, a água e a terra. Com o ressurgimento desta planta poderosa, combinada com práticas agrícolas e industriais - o cânhamo pode ser refinado em qualquer coisa. O cânhamo pode ser a resposta a questões ambientais urgentes.
Plásticos de cânhamo para substituir produtos de petróleo
O desperdício de plástico é uma conversa quente nos círculos de sustentabilidade em nossos dias atuais. O plástico em uso hoje é à base de combustível fóssil e leva mais de 400 anos para se decompor. O fato é horrível, considerando os bilhões de toneladas de plástico que já impactam o planeta.
De sacolas de supermercado a garrafas de água - o cânhamo refinado pode substituir qualquer plástico. O cânhamo é um material orgânico biodegradável. Embora possa ser desafiador fazer uma alternativa ao plástico 100% à base de cânhamo, algumas empresas como a Coca-Cola já estão usando plástico feito de cânhamo e outras fibras vegetais.
Ao mudar para o plástico de cânhamo, seríamos capazes de reduzir significativamente o lixo que está sendo despejado em aterros sanitários.
Cânhamo para tecidos domésticos
O cânhamo foi usado por muitos motivos ao longo da história para fazer roupas, cordas e telas. Cristóvão Colombo até usou cânhamo para chegar à América criando cordas e barcos. Até a primeira bandeira americana foi feita de tecido de cânhamo.
O algodão e o poliéster dominaram a indústria do vestuário. O poliéster é plástico; o algodão contribui para a poluição da água, erosão do solo e usa muitos inseticidas. Um acre de cânhamo pode produzir tanto material quanto 2-3 acres de algodão e é quatro vezes mais quente.
O tecido de cânhamo é incrivelmente durável e só fica mais macio com o tempo a cada lavagem, em vez de se desgastar com o tempo, como o tecido de algodão inevitavelmente acontece. Além disso, as roupas refinadas com cânhamo também respiram, protegem contra os raios ultravioleta e são resistentes ao fogo.
Hempcrete para construção de casas
Metal, carpete, madeira, isolamento - estes são os alicerces básicos para construir uma grande estrutura, como uma casa, e podem ser substituídos por alternativas refinadas com cânhamo.
O cânhamo é um produto incrível criado a partir do cânhamo industrial. Esta mistura de concreto de cânhamo e cal é sete vezes mais leve do que o concreto padrão e tão forte quanto. Também é um excelente isolante que é respirável, não tóxico e resistente a pragas, com capacidade de durar centenas de anos. A mistura não apenas pode ser criada em uma substância semelhante ao concreto, mas também pode ser moldada em tijolos.
Alternativamente, o cânhamo pode ser usado como um substituto para o aço. Na verdade, o cânhamo, quando processado adequadamente, é considerado mais forte do que o aço. Os carros são feitos de cânhamo por dentro e por fora e são extremamente difíceis de amolgar. Da mesma forma, o cânhamo está crescendo em popularidade como uma alternativa de madeira para pisos e painéis.
O uso de materiais de construção de cânhamo diminui o número de emissões e produtos químicos tóxicos lançados no meio ambiente, reduz a pegada de carbono e minimiza a quantidade de madeira e plásticos à base de óleo usados na construção.
Um futuro de biocombustível de cânhamo?
A energia renovável tem experimentado bem ao longo dos anos. Energia solar, eólica, hídrica e elétrica são métodos alternativos que foram aprimorados e pesquisados ao longo dos anos.
Hoje, o cânhamo pode ser refinado em biodiesel, pressionando a semente de cânhamo em óleo. O talo fermentado pode ser usado para fazer etanol e metanol. O biocombustível de cânhamo pode funcionar em qualquer motor a diesel sem modificações. Embora não seja a alternativa de combustível mais notável, é muito melhor para o ar; ao contrário dos combustíveis fósseis, os biocombustíveis são biodegradáveis, não tóxicos e produzem menos gases de efeito estufa.
O cultivo de cânhamo pode impactar muitos aspectos diferentes das questões ambientais.
O cânhamo refinado é poderoso
O cânhamo industrial é muito mais do que cannabis. Com o cânhamo, temos o potencial de apoiar nossos sistemas de óleo e reduzir o desperdício, bem como produzir nossos recursos naturais.
O cânhamo industrial tem muitos usos para materiais de construção. É verde, durável, versátil e bom para o meio ambiente. Embora possa não ser a bala de prata para as mudanças climáticas, é comprovada como uma excelente alternativa para plásticos, tecidos, materiais de construção e biocombustíveis mais sustentáveis. Abraçar o cânhamo industrial significa construir a infraestrutura necessária para tornar a planta uma opção comum e de fácil acesso.