O que você precisa saber sobre cannabis e o sono

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Segundo Bhanuprakash Kolla, psiquiatra da Mayo Clinic que se especializou em remédios do sono e dependência, a cannabis pode ser muito eficaz em ajudar as pessoas a dormir porque pode restaurar seu ciclo natural de sono, que foi arruinado por agendas agitadas e um estilo de vida moderno (Foto: Ketut Subiyanto/Pexels)

O Centro Nacional de Pesquisa sobre Distúrbios do Sono recomenda sete a nove horas de sono de qualidade todas as noites para um ótimo bem-estar físico e mental. Mesmo assim, a maioria das pessoas luta para descansar minimamente o suficiente.

Porém, existem várias razões pelas quais um sono de boa qualidade é tão difícil, entre elas maus hábitos alimentares, uma vida acelerada, menos atividade física ou talvez alguma doença latente.

>>> Senado do México aprova projeto e legalização do uso adulto de cannabis deve avançar

De acordo com SleepStandards, sono insuficiente ou sono de baixa qualidade é ruim para a saúde física e mental. A insônia é o distúrbio do sono mais comum no mundo. Para vencer este distúrbio, há um interesse crescente no uso de cannabis. Embora seja uma cura controversa, o Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Oklahoma sugere que pode ser um tratamento eficaz com efeitos colaterais insignificantes para vários distúrbios do sono.

A Ciência do Sono via Cannabis

Desde os tempos antigos, os sábios da Índia usam a planta cannabis como um auxílio para a meditação. A cannabis tem sido usada para fins médicos e adultos durante séculos devido ao seu efeito relaxante e sedativo.

De acordo com Bhanuprakash Kolla, psiquiatra da Mayo Clinic que se especializou em remédios do sono e dependência, a cannabis pode ser muito eficaz em ajudar as pessoas a dormir porque pode restaurar seu ciclo natural de sono, que foi arruinado por agendas agitadas e um estilo de vida moderno.

>>> Moléculas modificadas de CBD podem ajudar na luta contra doenças de pele

Os especialistas em cannabis acreditam que a planta pode funcionar como um analgésico que pode fornecer alívio para aqueles que sofrem com dor crônica, além de possuir propriedades que podem aliviar os níveis de estresse e auxiliar na ansiedade.

De acordo com alguns estudos, o uso de cannabis pode reduzir o tempo que leva para adormecer e prolongar o tempo de sono profundo, enquanto encurta o tempo gasto no sono REM – a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos.

A cannabis tem diferentes compostos químicos naturais que podem afetar seu sono. Diferentes cepas podem ter efeitos diferentes, que vão desde energizantes, calmantes ou até sedativos. Como uma cepa específica afeta o usuário depende do equilíbrio dos diferentes compostos químicos dessa cepa específica de cannabis.

Os dois principais componentes químicos da planta são canabinoides e terpenos.

>>> Leitor do Sechat tem desconto exclusivo para o Fórum da América Latina na MJBizCon 2020

Canabinoides

Uma planta de cannabis tem centenas de canabinoides que podem beneficiar seu sono e outros problemas de saúde, incluindo condições psicológicas como depressão e ansiedade. Eles podem funcionar como analgésicos e podem ajudar com distúrbios convulsivos, diferentes formas de câncer e dor crônica.

Três canabinoides são conhecidos por afetar o sono.

Canabidiol (CBD): O canabidiol é conhecido por promover o relaxamento. Não possui nenhuma propriedade psicoativa, então ninguém pode ficar chapado. É também conhecido por equilibrar a alta propriedade de outro canabinoide, o THC.

O canabidiol foi considerado útil na redução da ansiedade, no alívio da dor e na promoção do estado de alerta, concentração mental e clareza. Também pode reduzir a sonolência diurna.

Canabinol (CBN): O canabinol é conhecido por ter efeitos sedativos poderosos. Uma combinação de CBN com THC parece aumentar ainda mais o efeito sedativo. O CBN é conhecido por ser um analgésico e possui propriedades anti-inflamatórias.

Tetraidrocanabinol (THC): O tetraidrocanabinol é conhecido por ser o principal elemento promotor do efeito psicoativo, podendo fazer com que uma pessoa entre em estado de euforia. O THC pode ter propriedades analgésicas que podem ajudar a aliviar a dor e a náusea, além de ser conhecido por ter efeitos sedativos e pode ajudar a adormecer mais rapidamente.

Terpenos: Os terpenos são moléculas naturais em muitas frutas, flores e ervas, incluindo plantas de cannabis, que lhes conferem um cheiro e sabor distintos. Os cientistas foram capazes de identificar mais de 150 terpenos diferentes. Diferentes combinações desses terpenos em diferentes variedades de cannabis conferem-lhes sabores e cheiros distintos.

Existem diferentes variedades de cannabis, dependendo dos diferentes tipos e quantidades de canabinóides e terpenos usados ​​para criá-los.

Os dois tipos mais comuns de variedades de cannabis são: Indica, conhecida por ter um efeito calmante e relaxante e Sativa, conhecida por excitar, energizar e fazer as pessoas felizes.

Cannabis para descanso

A ingestão de variedades de cannabis com níveis mais elevados de THC reduz a quantidade de sono REM e aumenta a duração do estágio mais profundo do sono. O sono profundo é a fase mais repousante e é quando ocorre o processo de restauração.

De acordo com alguns especialistas, a  cannabis pode ser mais eficaz quando consumida uma hora antes de dormir, embora possa variar dependendo da sua fisiologia. Outras maneiras de contribuir para a qualidade do sono são seguindo a adequada higiene do sono, meditação e exercícios, melhores hábitos alimentares e criando um ambiente de sono perfeito, entre outros.

Fonte: HARRY GORDON/Canna Tech Today

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese