Símbolo da pesquisa canábica no Brasil, Elisaldo Carlini completa 90 anos

Carlini colocou o CBD no mapa da ciência brasileira e do mundo quando o assunto é o tratamento de convulsões

Publicada em 09/06/2020

capa

O médico e pesquisador Elisaldo Carlini completa 90 anos nesta terça-feira (9). Carlini é considerado o maior nome da ciência brasileira quando o assunto é Cannabis medicinal.

Uma data redonda que envolve o nome do pesquisador em 2020 é o aniversário de 40 anos do famoso estudo sobre maconha realizado por Carlini, que colocou o canabidiol no mapa da ciência brasileira e do mundo quando o assunto é o tratamento de convulsões.

O estudo foi realizado na Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, e teve a participação da equipe da Universidade Hebraica de Israel, que agregou nomes como do químico Raphael Mechoulam, considerado o "pai da Cannabis" por ser pioneiro nos estudos de aplicação da maconha medicinal no mundo.

O professor Carlini também é fundador do Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), da Universidade Federal de São Paulo, que realiza pesquisas e reuniões científicas sobre drogas, publica livros e faz levantamentos sobre o consumo de drogas, além de manter um banco de trabalhos científicos brasileiros sobre o abuso de drogas.