Time de futebol patrocinado por empresa de cannabis?
Patrocinado pela empresa Kokuesero, o time paraguaio Loma Pucú Club estampou uma folha de cannabis em seu uniforme
Publicada em 07/03/2022

Por Jacqueline Passos
Dizem que o Brasil é o país do futebol, mas, quando o assunto é cannabis, mais uma vez o Paraguai sai na nossa frente. Na última semana, o Clube Atlético Loma Pucú, de San Pedro, no Paraguai, estampou uma folha de cannabis em seu uniforme por conta do patrocínio da empresa Kokuesero - uma marca de cannabis que tem um projeto para distribuir óleo gratuitamente aos pacientes. Com isso, o time de futebol se torna o primeiro do país a ser patrocinado por uma marca do ramo da cannabis.
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Club Atlético Loma Pucú, podría ser el primer club de fútbol en la historia de América con patrocinio de cannabis. Loma Pucú compite por la liga de Santa Rosa del Aguaray.
— Diego Marini (@diegomarini) March 5, 2022
Kokuesero es la marca de la Cooperativa Paraguaya de Cannabis. ¡La amarilla ????! pic.twitter.com/FqjxXhiR31
De acordo com Aureliano Aguilera, vice-presidente do clube, em diálogo ao Extra, o objetivo é difundir o uso da planta: "Ensine que a planta da maconha não é uma planta venenosa. Eles criminalizam e não é assim. A ideia é que seu uso medicinal e artesanal seja conhecido”.
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Ainda segundo Aguilera, com o patrocínio e a difusão do tema no país, eles pretendem impactar não só os pacientes que sofrem de alguma doença que pode ser tratada com a cannabis, como também atletas, que podem se beneficiar da planta no tratamento de dores e recuperação muscular, por exemplo.
Apesar do assunto parecer algo bastante novo no Brasil, em outros países, inclusive na América do Sul, já há times que estampam empresas relacionadas à planta em seus uniformes. Na Argentina, por exemplo, duas equipes de futebol feminino foram patrocinadas por marcas relacionadas ao mercado da cannabis: a El Esqueje Grow Shop e a Cañamero, que patrocinaram os times River e CGT FEM.
Nos Estados Unidos, apesar dos anúncios de cannabis terem sido banidos do Super Bowl - que é o jogo final do campeonato, ou melhor, o maior evento da principal liga do futebol americano - este ano, a NFL investiu um bilhão de dólares em pesquisas para comprovar a eficácia do controle da dor.
Que o esporte já está apostando nos benefícios da cannabis, não é nenhuma novidade. Mas, quando será que veremos este tipo de patrocínio nos times de futebol brasileiros?