Um ano depois, mercado legal de cannabis do Canadá enfraquece

País ainda enfrenta uma severa escassez de pontos de venda que dificultaram o desenvolvimento do mercado legal de maconha e permitiram que o mercado negro permanecesse dominante

Publicada em 20/10/2019

capa
Compartilhe:

As empresas canadenses de cannabis devem comemorar o primeiro aniversário da maconha legalizada, mas o clima de festa foi contaminado por uma forte liquidação de três meses que viu muitas empresas renderem metade de seu valor ou mais.

Preocupações com a falta de lucro no setor provocaram uma reavaliação maciça de risco, que parecia ter atingido o pico na semana passada, após um aviso de receita da Hexo Corp. que lembrou aos investidores para retornos que enviaram estoques a níveis recordes no início deste ano não estavam se materializando.

O mercado canadense ainda enfrenta uma severa escassez de pontos de venda que dificultaram o desenvolvimento do mercado legal de maconha e permitiram que o mercado negro permanecesse dominante, segundo analistas e investidores. 

Na semana passada, a Statistics Canada divulgou dados de preços de crowdsourcing para os mercados negro e jurídico e encontrou um preço legal médio no terceiro trimestre de C $ 10,23 por grama, quase o dobro do preço médio do mercado negro de C $ 5,59 por grama.

"O que o governo fez é instituir muita burocracia, principalmente no varejo, o que está tornando extremamente desafiador para os produtores licenciados lançarem produtos com eficiência", disse Greg McLeish, analista da Mackie Research Capital.

"O que as regras e os regulamentos e a burocracia estão fazendo é criar o que considero uma nova forma de proibição", disse McLeish ao MarketWatch em entrevista por telefone.

Jason Wilson, parceiro do ETFM Harvest concordou que a falta de uma pegada de varejo é um obstáculo. Wilson estimou que existem atualmente cerca de 500 lojas em todo o Canadá. Em comparação, apenas nos EUA, Denver possui quase 400 dispensários, incluindo médicos e recreativos.

As empresas de cannabis não podem anunciar, os clientes on-line são obrigados a entrar e confirmar que têm mais de 19 anos e a maconha medicinal é o único medicamento no Canadá que é tributado, disse ele.

“As empresas de bebidas alcoólicas podem anunciar livremente, seus sites não têm confirmação de idade e têm ótima distribuição, embora a maconha seja mais segura em todos os aspectos que o álcool. Mais uma vez, isso se deve à interferência do governo, e minha preocupação é que o Canadá perca sua posição de liderança por causa do pontilhamento e burocracia do governo ”, disse ele.

O setor também sofreu escândalos de governança corporativa em empresas como CannTrust, que tiveram sua reputação - e preço das ações - atingidas por um escândalo envolvendo salas de cultivo ilegais que levaram à destituição de seu CEO e à suspensão de licenças.

As empresas agora estão enfrentando uma possível crise de caixa, já que gastaram muito para construir suas operações, mas não estão gerando a receita necessária, disse McLeish. O analista disse que recentemente conduziu um estudo com 50 empresas canadenses de cannabis e descobriu 21 que têm seis meses em dinheiro ou menos.

"Havia muitos charlatães por aí e algumas empresas começaram com estruturas de capital terríveis", disse ele. “Os caras mais bem-sucedidos são os que trazem gerenciamento qualificado de outras empresas, como o espaço agrícola da CPG, que sabem crescer em escala.”

Wilson está otimista de que o CannTrust pode se recuperar depois que disse na semana passada que destruirá cerca de 77 milhões de dólares (58,6 milhões) de plantas e produtos como parte de um esforço para recuperar a conformidade regulatória. As ações caíram 88% nos últimos 12 meses:

"A visão é de que a legalização acontecerá [no nível federal] nos EUA, acontecerá globalmente em algum momento e o mercado valerá centenas de bilhões de dólares. Será uma estrada esburacada. Haverá fusões e aquisições, haverá diluição e algumas empresas poderão vender ativos com desconto. Mas isso não é atípico para um novo setor. ”

Fonte: Market Watch